Umectação capilar como fazer

Aprenda como fazer a umectação capilar, utilizando óleos vegetais.

umectaçãoóleosvegetais

O cabelo é a identidade da maioria das mulheres,  para deixá-lo mais forte, hidratado e com mais brilho, vamos falar de uma nova forma de hidratação: a umectação.

Umectação capilar o que é?

A umectação, como o próprio nome já sugere é realizar hidratação umedecendo os fios de cabelos em óleos. Apesar do nome soar novidade, esse tipo de procedimento é realizado há gerações na Índia, como um grande ritual de beleza.

azeite de oliva para umectação

Além de hidratar, ele faz com que o cabelo cresça, já que os óleos que são usados, fazem bem para as cutículas existentes em cada fio de cabelo.

Umectação capilar com óleo de coco

O óleo de coco se tornou um produto de beleza muito requisitado pelas mulheres brasileiras. Para realizar a umectação utilizando somente o óleo de coco, é necessário que o cabelo esteja sujo, para a aplicação, utilize três colheres de sopa do óleo de coco e espalhe do meio para as pontas do cabelo.

oleoderícino

Faça a aplicação sempre massageando os fios, espere por no mínimo duas horas, retire o óleo lavando os cabelos com um xampu transparente e sem sal.

Óleodecocopreparoparaumectação

Caso você queira realizar a aplicação na raiz, não há problemas, porém dependendo do seu tipo de cabelo, ela poderá ficar um pouco mais oleosa. Já que o óleo de coco é rico em vitaminas E e ácidos graxos, ele recupera a maciez dos cabelos, trazendo a "gordura boa" para o tratamento das cutículas capilares que compõe os fios.

Umectação capilar com óleo de rícino e azeite

O óleo de rícino ou óleo de mamona, como é mais conhecido, é utilizado para realizar a umectação em cabelos cacheados, pois definem os cachos e ajuda a diminuir o volume.

azeitedeolivaparaoscabelos

Fácil de ser encontrado em farmácias ou lojas de cosméticos, o óleo de rícino tem grandes propriedades para a hidratação e maciez, além de possuir substâncias como Ômega 6 e ácidos graxos  essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios.

hidrataçãocomoleoderício

Por possuir um cheiro forte, uma dica é misturar o óleo em creme branco para uma melhor aplicação. Aplique do meio dos cabelos para as pontas, deixe agir por três horas, faça duas ou mais lavagens para que o óleo seja removido do cabelo, utilize xampu transparente e sem sal, para uma limpeza eficaz. Finalize com condicionador de sua preferência e leave-in nas pontas.

O mesmo procedimento deve ser aplicado ao azeite de oliva extra virgem.

Umectação capilar com óleo de amêndoas

Utilizado em hidratações em geral, o óleo de amêndoas é mais utilizado na umectação longa, onde após aplicar o produto você pode dormir utilizando uma touca nos cabelos, para um maior tempo de hidratação.

óleodeamendoas

Para realizar esse procedimento, aplique o óleo de amêndoas em todo o cabelo, inclusive na raiz, massageando todos os fios. Se você não quiser dormir com o produto nos cabelos, deixe agir pelo menos por cinco horas, ele pode ser aplicado também na raiz, já que é um óleo mais leve, e não possui propriedades tão oleosas, tendo em sua composição vitaminas B, E, A, ácido fólico e arginina.

óleodeamendoasparaoscabelos

Utilize para a remoção o xampu de sua preferência, e finalize com o condicionador. Para aprender mais sobre umectação, assista o vídeo a seguir:

Leia mais sobre cabelos

Publicado em 26/08/2016 por Veronica Ortiz
Revisado em 15/07/2017

Mais informações por email


Comentar