Home » Casamento

Tipos de cerimônias de casamento

Existem vários tipos de cerimônias de casamento como a evangélica, católica, judaica entre outras. Saiba mais no Mundo Mulheres.

Casamento 1

Mesmo diante a modernidade existente nos relacionamentos de hoje em dia, muitos casais não dispensam a cerimônia religiosa ao decidirem se casar, porém antes de iniciar os preparativos para o casamento é fundamental que os noivos levem em consideração a personalidade e o estilo de vida de ambos, assim como o meio social que convivem e a religião que frequentam, visto ser fator predominante. Como há várias formas de dizer “sim” conheça algumas particularidades que envolvem cada ritual religioso.

>> CASAMENTO CATÓLICO.

Para a igreja católica o casamento religioso é visto como um sacramento indissolúvel. No rito católico ortodoxo os noivos recebem uma coroa na cabeça, representando a importância do ato, o padre abençoa os noivos, sendo todo processo testemunhado pelos padrinhos e convidados do casal, normalmente as cerimônias são realizadas na igreja, sendo raro o padre realizá-la em outro local. Para o casamento na igreja católica os noivos precisam apresentar alguns documentos como: certidão de batismo, RG, certidão de habilitação fornecida pelo cartório, comprovando que ambos são solteiros, comprovante de residência e devem fazer um cursinho preparatório antes do casamento, conhecido por Curso de Noivos, sendo necessário a apresentação do certificado de participação. Em algumas paróquias os casamentos são realizados durante o ano todo nos finais de semana, sendo necessário marcar com antecedência. Os convidados podem se produzir a vontade desde que não exagerem, roupas curtas, ousadas, decotadas, tornam-se deselegantes em cerimônias religiosas, caso desconheça o ritual litúrgico apenas assista a celebração.

>> CASAMENTO EVANGÉLICO.

Diferentemente da igreja católica, a evangélica permite o casamento entre divorciados, a celebração não difere muito do ritual católico, embora haja maior liberdade em relação à escolha das músicas, não há um juramento entre os noivos, porém existe um compromisso firmado, todo o discurso é proferido espontaneamente pelo pastor da igreja que certamente conhece os noivos, não há necessidade de curso preparatório e a cerimônia encerra-se com a realização da ceia, em que os noivos comem um pedaço de pão e bebem um pouco de vinho, relembrando a última ceia feita por Jesus. Quanto aos convidados vale a mesma dica para o casamento católico.

>> CASAMENTO JUDAICO.

É fundamental que o casal seja judeu. A cerimônia é realizada em tenda própria, simbolizando o lar que será construído pelo casal, essa tenda recebe o nome de Hupá ou Tenda de Davi, porém a cerimônia não é realizada aos sábados ou em datas religiosas, a celebração é realizada por um rabino que lê o contrato matrimonial o qual cita responsabilidades que o casal deve ter enquanto marido e esposa. A noiva veste branco e o noivo um terno, porém não é dispensado o uso do Kitel, uma espécie de mortalha usada sobre as roupas. Em determinado momento o casal compartilha uma taça de vinho que ao final será esmagada com os pés, simbolizando o rompimento com o passado e o início de uma união sem sentimento de culpa.
Se a cerimônia judaica for ortodoxa, mulheres e homens sentam-se separadamente, valendo a mesma regra para a festa também, roupas devem ter mangas. Caso não seja ortodoxo não há imposição enquanto a vestimenta, podendo ser o casamento celebrado com todos juntos.

>> CASAMENTO BUDISTA.

A cerimônia é conduzida por uma pessoa que lê um trecho do Sutra de Lótus, enquanto os noivos se põem de joelhos diante um móvel que contém o pergaminho sagrado. Os convidados da celebração oram em conjunto com os noivos, dentre as curiosidades dessa celebração estão à necessidade dos noivos beberem três goles de um chá ou uma bebida similar a champanhe.
Se for convidado para um casamento budista, saiba que o silêncio é fundamental, portanto para não fazer feio fale o mais baixo possível e jamais ria ou faça alguma piadinha que envolva o ritual.
>> CASAMENTO INDIANO.
Destacamos como particularidade dessa celebração o momento em que a noiva oferece ao futuro marido iogurte e mel em sinal de pureza e doçura, é feito uma troca de anéis, logo após o pai da noiva entregá-la oficialmente ao noivo. Praticamente toda a cerimônia é purificada com óleos e essências. Ao participar de uma cerimônia assim, caso você não seja hindu e não conheça a liturgia, apenas se mantenha em posição de respeito.

>> CASAMENTO CANDOMBLÉ.

Quem realiza essa cerimônia é a mãe de santo em um idioma africano, antes do casamento os noivos tomam um banho feito com ervas, purificando o espírito para o momento. Geralmente os noivos carregam contas no pescoço e se vestem de branco ou nas cores do seu santo de preferência. Normalmente esses casamentos são realizados nos Terreiros em que os noivos frequentam, portanto mesmo que você não conheça os ritos, respeite a cerimônia.

>> CASAMENTO GREGO.

Por já ter sido tema de filme é uma celebração bastante conhecida, principalmente pela quebra de pratos e pela fartura nos alimentos. O casamento grego sempre é feito em grande estilo, a quebra de pratos faz parte do ritual há anos simbolizando que a partir daquele momento os objetos materiais não importam mais.

Independente da religião, somente o amor é capaz de unir duas pessoas, por isso desejamos boas energias e um caminho repleto de felicidades para essa nova vida, agora a dois!

Tags: ,
Publicado por Josi
Revisado em 09/12/2010

Compartilhar