Terapias naturais para gestante

A gravidez é um momento muito delicado, por isso, é fundamental relaxar com algumas terapias para que o bebê desenvolva com saúde.

terapias para gestantes

Todas nós sabemos que a gravidez é um momento muito especial na vida das mulheres, um período marcado por intensas transformações. São alterações, oscilações e desconfortos que embora sejam vivenciadas de forma maravilhosa por algumas mulheres, para outras esses fatores podem ser decisivos para que haja uma perda na qualidade da vida da futura mamãe.
Para curtir esse momento ao máximo, usufruindo de uma gestação tranquila e saudável as terapias naturais podem ser consideradas como grandes aliadas, ajudando a reduzir algumas queixas tão comuns entre as gestantes, como angústias, ansiedades, medos, enjoos matinais, inchaços, insônia, dores, entre outros.
As Terapias Alternativas ou Naturais Complementares vem crescendo a cada dia, ganhando novos adeptos, pois são capazes de promover bem estar e saúde a seus pacientes, talvez por isso venha avançando cada vez mais dentro da área da saúde, embora as terapias alternativas contribuam efetivamente no bem estar das gestantes em nenhum momento deve-se substituir a medicina tradicional, pois esta é de fundamental importância na saúde tanto da mamãe quanto do bebê, devendo a terapia alternativa atuar em conjunto com a medicina tradicional.
Confira agora alguns tratamentos e técnicas que podem ajudá-la a ter uma gestação mais tranquila, porém, antes de iniciar qualquer método é fundamental conversar com seu médico sobre o assunto.
-->DRENAGEM LINFÁTICA.
É muito comum entre as gestantes à retenção de líquidos e, para aliviar essa sensação de inchaço, recomendam-se sessões de drenagem linfática, porém esse método apresenta algumas contraindicações não sendo aconselhável nos três primeiros meses de gestação e no nono mês, também gestantes com hipertensão, infecções agudas, trombose venosa profunda e problemas de insuficiência renal devem se manter afastadas da drenagem linfática. Para esse método em gestantes é fundamental que a técnica seja ministrada por um profissional com experiência no assunto.
-->REIKI
O Reiki tem origem na palavra japonesa que significa energia vital, conhecida por KI, que segundo a tradução é mantida e direcionada pela sabedoria universal, o REI, portanto o Reiki tem como objetivo trabalhar a energia natural, canalizada pelas mãos.
No Reiki se trabalha os sete chackras do corpo, que são canais de energia, com a finalidade de desbloquear esses canais, permitindo assim que haja um relaxamento completo no corpo. Trata-se de uma terapia segura, portanto não apresenta contraindicações as gestantes, inicialmente o Reiki pode ajudar no alívio dos enjoos, náuseas e insônia, além de aliviar o estresse. Essa terapia quando realizada durante toda a gestação ajuda as futuras mamães a diminuírem a ansiedade decorrente a hora do parto, permitindo assim um parto mais tranquilo e seguro e mesmo depois do parto, pode-se manter a terapia, pois o Reiki poderá ajudá-la a absorver melhor as novas sensações e emoções.
-->SHIATSU
O Shiatsu tem por finalidade trabalhar os meridianos do corpo através de pressão feita com os dedos, desbloqueando canais de energia e os reequilibrando, dessa forma alivia dores e tensões musculares além de controlar a ansiedade, a depressão, combatendo a insônia.
O Shiatsu é recomendado para gestantes do terceiro ao oitavo mês e que sofrem com dores musculares, nas costas, ciática, pernas pesadas, depressão, ansiedade e hipertensão, porém é preciso bastante atenção, pois para essa técnica é necessário o conhecimento do profissional e aplicação específica em gestantes, visto que alguns pontos não devem ser pressionados.
-->FLORAIS
Os florais são muito indicados para quem busca um equilíbrio entre corpo, mente e espírito, ajudando as futuras mamães a trabalharem melhor com a questão do medo, ansiedade e insegurança. Os florais mais indicados para gestantes são:
LEUCANTHA, que ajuda a fortalecer o vínculo maternal.
PEPO, que alivia enjoos e vômitos.
CIDREIRA E MELISSA, combatem a insônia, melhorando o sono, além baixar a ansiedade.
RESCUE, combate a ansiedade e os enjoos.
MIMULUS, ajuda a combater e controlar os medos. Além de alguns outros que trabalham no emocional da gestante, auxiliando-a a entender as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo como o CHESTNUT BUD e o CHICORY, um floral indicado as grávidas ciumentas, carentes e muito sensíveis.
Além dessas terapias sugeridas você ainda pode contar com a cromoterapia e a aromoterapia, que poderão auxiliar as mamães a vivenciarem com mais qualidade de vida essa tão sublime experiência, aceitando melhor as modificações e transformações que estarão ocorrendo nessa fase. Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer tratamento ou método converse sempre com seu médico e procure por profissionais qualificados e experientes no assunto.

19/05/11 por Josi

   

Mais informações por email

Comentar