Home » Relacionamento

Terapia de casal gratuita

A terapia de casal tem como objetivo resolver os conflitos da relação amorosa de duas pessoas em conjunto, valorizando assim o relacionamento.

Terapia.jpg

Quando o casal já tentou de tudo para resgatar o casamento ou o relacionamento e mesmo assim acabam sempre brigando, não conseguindo mais se entender, talvez esteja no momento de procurar ajuda.

Porém deixe de lado as boas intenções familiares e as experiências e conselhos das amigas, mesmo sabendo que a intenção é boa, muitas vezes a última opção que nos sobra para salvar um relacionamento já desgastado é a terapia de casal, pois somente um profissional é capaz de resgatar o bem mais precioso da convivência familiar, o diálogo.

Quando precisamos de terapia?

Como sabemos, devido a diversos fatores, muitos relacionamentos adoecem ou simplesmente acabam, pois os casais deixam de se comunicar, outros quando o fazem, a comunicação ocorre através de gritos e discussões desgastantes, gerando uma distância ainda maior entre o casal. Para esses, a terapia de casal vem ajudá-los a se entenderem novamente, em outros casos a terapia pode levá-los a perceber que o melhor é cada um seguir seu próprio caminho, porém sem mágoas, ressentimentos ou arrependimentos.

Casal

Como é uma terapia de casal?

Embora a terapia de casal ajude a muitos casais, sentar-se no divã e expor seus problemas conjugais mais íntimos, ainda é um problema para muitos, por isso o mais comum, segundo os terapeutas, é encaminhar primeiro os filhos, como há necessidade de sessões com os pais, acabam por chegar à raiz do problema, recomendando-se assim à terapia para o casal. Em alguns casos, apenas um procura ajuda médica e a queixa principal é a solidão sentida, mesmo estando casado.

Normalmente quem procura por este atendimento são jovens de classe média alta e com mais de quinze anos de relacionamento, a princípio as sessões são realizadas individualmente, para que o profissional possa estabelecer o papel de cada um dentro da relação, diante da análise, o parceiro mais dependente é tratado a recuperar sua autoestima, já o mais dominador é conduzido a refletir seu comportamento conivente a dependência e submissão do outro, só depois desse processo é realizada a terapia em conjunto, que a princípio costuma ser intensa e cheia de ressentimento, sendo normais as acusações, queixas antigas e troca de olhares significativos, os casais geralmente iniciam a terapia “armados”, apesar da consciência de saber que cada um tem sua parcela de culpa no desgaste do casamento, mesmo assim é mais fácil acusar o outro.

Terapia de casal

Objetivo da terapia de casal

A terapia de casal tem por objetivo ajudar no relacionamento que não vai bem, centralizando no relacionamento conjugal e amoroso, ajudando muitos casais a resgatarem a alegria, a cumplicidade perdida ao longo do tempo, melhorando a comunicação, aliviando problemas sexuais, restabelecendo o vínculo emocional e afetivo, desenvolvendo habilidades necessárias para resolução de problemas. Porém quando um dos cônjuges se mantém rígido quanto ao tratamento, considerando-se dono da verdade, sempre na defensiva, talvez seja necessário analisar a possibilidade do término do casamento como solução mais eficaz e feliz para ambos.

Ao longo dos anos, muitos períodos de mudanças podem gerar crise no casamento, ciúme, conflito, insegurança, discórdia, traição, insatisfação sexual, aumento de discussões, costumam ser os desencadeantes para uma crise conjugal, portanto se você está passando por um destes problemas, converse com seu parceiro e reflita sobre a possibilidade de fazer terapia de casal.

Coração partido se juntando

Muitas universidades de psicologia oferecem atendimento gratuito à população, procure por uma e informe-se. Em São Paulo a Universidade São Marcos e a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferecem esse tipo de serviço, assim como a Unipsico, Pontifícia Universidade Católica e Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, quase em todas as cidades há uma universidade que oferece atendimento gratuito, informe-se e agende um horário, pois a terapia de casal apresenta um alto grau de eficiência em resolver problemas conjugais.

No vídeo abaixo você confere quando é a hora de procurar uma terapia de casal:

Tags: , ,
Publicado por Josi
Revisado em 23/11/2010

Compartilhar