Home » Saúde

Sintomas da má digestão

A má digestão pode trazer problemas sérios de saúde, por isso é importante passar a adotar hábitos saudáveis para evita-la.

Mulher com má digestão

A má digestão ou dispepsia causa diversos sintomas que variam de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns são a azia, a sensação de peso no estômago, prisão de ventre, náuseas e vômitos. A má digestão cria uma sensação de desconforto e mal-estar que interfere nas atividades diárias e também na qualidade do sono. A má digestão pode ocorrer esporadicamente e nesses casos basta observar o tipo de alimento que foi ingerido, lembrando que a combinação de alguns alimentos sólidos ou líquidos pode também ocasionar a má digestão.

Caso os sintomas sejam constantes é preciso promover mudanças nos hábitos alimentares evitando ou consumindo de forma moderada alguns tipos de alimentos. Ficar atento aos excessos e aos horários das refeições também é importante. O bom senso deve prevalecer, por exemplo, não é nada saudável comer uma bela feijoada antes de dormir, da mesma forma que é aconselhável evitar frituras nas refeições matinais.

Quais os alimentos que causam a má digestão

As pessoas reagem de forma diferente ao consumir determinados alimentos o que não causa nenhum efeito desagradável em alguns pode ocasional mal-estar em outras. Por isso é sempre bom estar atento e listar aqueles alimentos que causam algum tipo de mal-estar, evitando os, ou consumindo de forma moderada.

Estudos comprovam que alguns alimentos são potenciais causadores da má digestão dentre eles destacamos o café se ingerido em excesso, os ácidos e os cítricos, os molhos derivados do tomate, bebidas alcoólicas fermentadas e também os refrigerantes gaseificados. Massas e doces também causam fermentação, o açúcar e o sal devem ser consumidos com moderação.

Lanche

Remédios naturais para a má digestão

As plantas medicinais já são velhas conhecidas do público em geral, até porque quase todo mundo já ouviu falar ou já experimentou um chazinho que foi indicado por uma tia ou avó. É na natureza que muitas vezes encontramos os melhores remédios para ajudar na boa digestão. São plantas medicinais cujas propriedades terapêuticas atuam positivamente nos distúrbios gastrointestinais.

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, aprovou o uso terapêutico de várias plantas que contem substâncias que ajudam no tratamento da má digestão. Ervas e chás são de eficiência comprovada no tratamento da má digestão, os mais conhecidos são a alcachofra, o boldo, a sálvia e os chás de carqueja, de camomila e erva-doce.

Mulher tomando chá

Onde adquirir produtos para tratar a má digestão

Existem muitas farmácias de manipulação especializadas em produtos alopáticos e chás, outra forma de adquirir tais produtos é através da farmácia online que também disponibiliza aos clientes em forma de sachê ou cápsulas produtos formulados a base de plantas e raízes.

A chamada medicina popular mudou de nome, mas a eficácia continua sendo a mesma. A fitoterapia ou o tratamento a base de remédios feitos com plantas e raízes tem surtido resultados positivos no tratamento de diversas enfermidades e isso sem os indesejáveis efeitos colaterais.

Médica e paciente

Caso os sintomas persistam é aconselhável consultar o médico gastroenterologista, que irá pedir exames específicos para descobrir a origem do problema.

Tags: ,
Publicado por João
Revisado em 17/02/2014

Compartilhar