Home » Saúde » Gravidez

Sintomas da gravidez mais comuns

A gravidez é um momento muito esperado por muitas mulheres. Fique atenta ao sintomas pra saber se vem uma criança por aí:

gestante-no-sofá

A gravidez é um momento muito esperado na vida de qualquer mulher. A chegada de uma criança dentro de casa é sempre motivo de alegria na família. A futura mamãe pode planejar quando quer ter seu filho junto com o futuro papai, assim se preparando para esse momento nos mínimos detalhes. Outros casais apenas deixam acontecer naturalmente, e começam a se preparar para a chegada do pequeno assim que confirmam a gravidez.

Quando uma mulher engravida, algumas mudanças em seu corpo começam a surgir, é preciso ficar atento aos sintomas para saber se vem um lindo bebezinho por aí!

Quais são os sintomas da gravidez

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a ausência da menstruação. Todos os meses, as mulheres passar de 5 a 7 dias no período menstrual, porém, as mulheres grávidas não tem esse tempo. Se esse período da mulher demora a vir, diminui drasticamente o fluxo ou simplesmente não vem, já começam a surgir às muitas dúvidas que rondam uma possível gravidez. Se você se encontra nessa situação, usar um teste de farmácia pode ser útil nesse momento.

Mulher com teste de gravidez positivo

Outros sinais de uma possível gravidez também são visíveis, como o aumento e dores nos seios, que é um sintoma muito comum de ocorrer, pois o corpo está se preparando para produzir o leite e amamentar o bebê. É comum também o escurecimento dos mamilos, pois isso ocorre para que a criança consiga focalizá-los melhor, para facilitar a sua amamentação.

Com o crescimento de pequenos vasos sanguíneos nos seios, em alguns casos pode ocorrer o sangramento nos seios, mas não precisa se preocupar, pois isso é um sintoma muito comum de acontecer.

Outros sintomas acabam sendo normais no período da gravidez, porém em algumas mulheres acabam nem acontecendo. São eles os enjoos e as tonturas, pois o organismo precisa se adaptar ao crescimento do feto dentro do útero da futura mamãe. É normal também a mulher grávida sentir sono em excesso e a vontade de ir ao banheiro urinar também aumenta, pois o bebê acaba apertando a bexiga. Alguns sintomas podem ocorrer, porém são raros, como os desmaios e as dores de cabeça.

O que fazer quando se descobre uma gravidez

Caso você sinta algum sintoma, como a falta de menstruação, enjoos, dores, inchaços, desconfortos entre outros sintomas estranhos a você, pode ser que você esteja grávida! Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarros, entre outros produtos e alimentos que podem prejudicar você e ao bebê. Marque uma consulte médica o quanto antes.

Consulta médica

Mas se você está com muita dúvida e não consegue esperar até o dia que sua consulta médica está marcada, faça um teste de farmácia. Mas fique atenta, pois muitos testes não são 100% confiáveis, peça informações ao farmacêutico, leia as instruções que estão impressas na embalagem e se possível, use as novas tecnologias e procure saber mais dos testes na internet.

Mas lembre-se de que é necessário consultar um médico especialista e o exame mais seguro para se ter certeza de que está grávida é o exame de sangue, feito em laboratório. Para mais informações assista ao vídeo Perceba os sintomas da gravidez do canal Mundo Mulheres do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Ananda
Revisado em 05/10/2009

Compartilhar