Sinais de gravidez ectópica

A gravidez ectópica acontece quando a gestação ocorre fora do útero, impossibilitando o desenvolvimento do embrião.

Médica e grávida

De forma geral não é fácil perceber a gravidez ectópica, já que os sintomas são semelhantes ao início do período menstrual, onde podem ocorrer pequenos sangramentos e cólicas. Alguns sinais que podem indicar a gravidez ectópica são as dores abdominais intensas e o sangramento vaginal, que ocorre de forma diferente da menstruação normal, pois o sangue expelido é mais ralo e escuro.

Dor abdominal associada à menstruação irregular, pode ser um indicativo de gravidez ectópica. A obstrução das trompas impede que o processo de gestação ocorra de forma natural e com o passar do tempo, os sintomas se tornam mais perceptíveis.

O que é gravidez ectópica?

A gravidez ectópica é a gestação que tem início fora do útero, conhecida como gravidez nas trompas. Não existe a possibilidade do embrião vir a se desenvolver normalmente e a remoção deve ser feita o mais breve possível. A palavra ectópica pode ser definida como: deslocado de lugar, fora do posicionamento correto ou ainda no lugar errado.

Aparelho reprodutor feminino

A gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fertilizado não atinge o útero e fixa-se na parede de uma das tubas uterinas ou trompas de Falópio. Na maioria dos casos, isso ocorre devido a problemas nas trompas, tais como inflamações ou lesões que podem causar o bloqueio do caminho por onde o óvulo deve passar para chegar ao útero.

Riscos da gravidez ectópica

Um dos riscos que esse tipo de gravidez apresenta, é o rompimento da trompa devido ao crescimento do feto, caso isso aconteça, irá ocasionar grave hemorragia, que pode levar a óbito.

Mulher triste

Caso ocorra o rompimento da tuba uterina, a mulher pode sentir fraqueza extrema e também pode ocorrer transpiração excessiva, sangue nas fezes e diarreia. Em alguns casos, devido a forte hemorragia interna é comum a ausência dos sentidos ou estados de choque.

Gravidez ectópica o que fazer?

Geralmente os casos de gravidez ectópica são diagnosticados a tempo de realizar todos os procedimentos necessários. Quando existe a probabilidade de uma gestação ectópica, o médico pede o ultrassom intra vaginal e exames de sangue.

Mulher e médica

Quando o ultrassom deixa dúvida, o médico indica a realização da laparoscopia, que é um exame conclusivo e não deixa margens para dúvidas. Existem casos em que é necessário submeter-se a cirurgia, o procedimento é rápido e não costuma trazer complicações. Quando diagnosticada a tempo, a gravidez ectópica não chega a ser um problema grave.

É importante estar atenta a qualquer mudança no corpo ou aos sintomas que essa gravidez ocasiona. E em caso de dúvidas, busque orientação médica e realize todos os exames, quanto mais cedo diagnosticada, menores são os riscos para a mulher.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre o que é gravidez ectópica, suas causas e sintomas:

Saiba mais sobre gravidez

18/09/13 por João

   

Mais informações por email

Comentar