Home » Beleza » Pele

Saiba quais são os estágios da tão temida celulite

Muitas mulheres não sabem, mas a celulite passa por estágios que irão determinar o quão avançada está o seu problema com celulite.

Estágios da celulite

O nome vulgarmente dado a Paniculopatia edemo fibroesclerótica ou Lipodistrofia Ginóide é celulite, a qual é a vilã de todas as mulheres. A celulite se dá através do aumento do tecido gorduroso que comprimem os vasos sanguíneos e com isso dificulta a drenagem de líquidos e toxinas e isso faz com que haja alterações na pele com um aspecto mais acolchoado (furos aparentes). As mulheres não sabem que há vários tipos de celulite e esses tipos são divididos por estágios. No estágio I há um aumento do volume de tecido gorduroso, porém a circulação ainda se encontra normal, mas há uma pequena dilatação das veias dos tecidos e neste estágio a celulite não é visível a olho nu e a recuperação é total. Para tratar essas celulites é necessária uma drenagem linfática, uso de cosméticos a base de cafeína e nicotinato de metila e exercícios físicos.

Celulite no estágio II, neste estágio as células se tornam mais volumosas, o tecido apresenta fibrose, há uma alteração circulatória e com isso dificulta a eliminação de toxinas e é visível quando a pele é apalpada. Para tratar a celulite neste estágio faça drenagem linfática, tratamentos com aparelhos de ultra-som, uso de cosméticos com cafeína, exercícios físicos e uma reeducação alimentar. Neste estágio os resultados ainda são bons. No terceiro estágio as células só vão aumentando, há um desordenamento das células dos tecidos e o aparecimento de nódulos profundos, a circulação fica ainda mais comprometida, sensação de peso e cansaço nas pernas e há o aparecimento de micro varizes e pequenos vasos. Para tratar este estágio devem-se realizar os mesmos tratamentos do estágio II, porém com maior número de sessões.

Quanto à recuperação é lenta, porém boa. No estágio IV o inchaço é desordenado e o tecido fica ainda mias gorduroso, celulite dura, pele lustrosa. Para tratar é necessário realizar os mesmos sistemas dos estágios anteriores. A recuperação é parcial e é muito lenta. Os principais locais de aparecimento da celulite são: região glútea e posterior da coxa, face interna dos joelhos, abdômen, na lateral da coxa, nos braços e etc. Os principais fatores que favorecem o aparecimento da celulite são: alimentação excessiva durante a noite, alterações hormonais, dificuldade de circulação e eliminação das toxinas do organismo, pouca ingestão de água, excesso de sal, vida sedentária, fumo, má alimentação, roupas apertadas e predisposição genética alimentar.

Tags: , ,
Publicado por Thaís
Revisado em 01/04/2009

Compartilhar