Saiba o que é a dieta alcalina

Saiba o que é a dieta alcalina que foi adotada por grandes celebridades internacionais como Victória Beckham e Jennifer Aniston.

Dieta alcalina

Uma das maneiras de manter o corpo saudável e em forma é controlar o grau de acidez do organismo. A acidose é responsável pelo desenvolvimento de várias enfermidades que afetam o corpo e a mente. Os nutricionistas afirmam que para o organismo funcionar de forma equilibrada, o ideal é ter o pH em torno de 7,4, isso quer dizer que o nosso sistema orgânico deve ser um pouco alcalino. A ingestão de excesso de açúcar, sal, alimentos gordurosos e álcool, provoca o desequilíbrio, e o corpo acaba por torna-se meio ácido.

Esse processo libera várias toxinas que aumenta a produção de células cancerígenas, além de reter líquidos e impedir que o corpo receba cálcio e outros nutrientes. Tudo isso resulta em flacidez, aumento de peso e doenças crônicas tais como o diabetes e a hipertensão. A dieta alcalina é uma aliada no combate a acidez e aos radicais livres. Entenda como a dieta alcalina funciona, quais os benefícios e as contraindicações.

Dieta alcalina como funciona

Mudanças nos hábitos alimentares influenciam diretamente no metabolismo e no funcionamento do corpo. A dieta alcalina é uma mudança profunda que faz com que o corpo retome o equilíbrio e ganhe vitalidade.

A dieta alcalina é aquela em que a alimentação diária é à base de verduras, hortaliças e frutas, ou seja, a ingestão de alimentos alcalinos deve ser a principal fonte de nutrição. No entanto os alimentos ácidos não são totalmente descartados, a dieta diária passa a ser em media de 60% alcalinos e 40% ácidos.

Como funciona a dieta alcalina

Dieta alcalina benefícios

A dieta alcalina traz vários benefícios ao organismo, entre eles a redução do excesso de peso, o equilíbrio do ácido básico, e a prevenção a várias doenças. Através da dieta alcalina é possível combater o diabetes, gota, reumatismo, artrite e até mesmo a depressão.

Ao proporcionar estabilidade e equilíbrio ao organismo, essa forma de dieta faz com que várias mudanças ocorram no metabolismo. Os resultados são perceptíveis em poucos meses de dieta. Auxiliando na escolha dos alimentos a dieta alcalina resulta em saúde e bem estar constante.

Com a desintoxicação do corpo os benefícios começam a surgir, a pele fica mais macia, e os cabelos ganham vida. O fígado, rins e o pâncreas passam a trabalhar em harmonia, o que faz com que ocorra de forma natural a regulação das funções gastrointestinais.

Benefícios da dieta alcalina

Dieta alcalina contra indicação

Não existe qualquer contraindicação desde que a pessoa siga a risca as normas estabelecidas na dieta. A dieta consiste em alimentar se regularmente e em reeducar o organismo evitando a ingestão de alimentos nocivos ao metabolismo. Por isso é aconselhável que a dieta não seja por um breve período de tempo, mas que seja adotada como um estilo saudável de alimentação por toda a vida.

Frutas e verduras

Em casos de duvidas é sempre bom consultar o médico e o nutricionista. Embora a dieta alcalina não possua contraindicações, a orientação do médico ou nutricionista é essencial para que a pessoa saiba como iniciar a dieta, e quais os alimentos podem ser cortado sem prejuízos para a saúde.

Saiba mais sobre dietas

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 03/12/2013 por João

Tags: , ,

Mais informações por email


Comentar