Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde

Reposição hormonal na menopausa

A menopausa marca o fim do período fértil da mulher e quando não tratada pode trazer diversos desconfortos e problemas.

Mulher segurando remédio

Menopausa é a época em que a mulher deixa de menstruar em definitivo, ou o encerramento do ciclo menstrual. Mudanças hormonais gradativamente irão alterar em definitivo as funções do ovário, ocasionando o fim da ovulação e consequentemente do ciclo fértil. O período em que ocorre a menopausa é chamado de climatério, é a passagem do estagio reprodutivo para o não reprodutivo. Considerada uma nova etapa na vida, que requer cuidados especiais para transcorrer sem traumas. É uma fase de transição no qual o organismo feminino passa por alterações significativas.

Saiba como atravessar esse período especial e quais as são as formas de amenizar alguns dos sintomas próprios da menopausa.

Porque a reposição hormonal é necessária na menopausa

Cada organismo reage de uma forma diante desse processo de mudanças, e as variações ocorrem devido às diferenças biológicas, psíquicas, físicas e até mesmo culturais, estudos indicam variações comportamentais entre mulheres de países e culturas diferentes. Entre as mulheres africanas e asiáticas, por exemplo, os efeitos do climatério são menos acentuados.

Remédio

Não existe idade predeterminada para o inicio da menopausa, é comum ocorrer entre os 40 e os 55 anos. O próprio organismo se encarrega de emitir sinais que indicam o início da pré-menopausa, ou perimenopausa. É normal a ausência de períodos ou secreções menstruais por um ou dois meses ou então a menstruação pode ocorrer em forma de pequenos sangramentos durante o mês.

Tipos de reposição hormonal

São observados em alguns casos os distúrbios do sono, a irritação, o cansaço, o calor constante ou calafrios. Os sintomas variam de intensidade, até porque cada organismo responde de forma diferenciada aos efeitos do climatério. Outra ocorrência comum durante a menopausa é a falta de libido.

Isso ocorre devido à queda na produção de estrogênio e testosterona que são hormônios produzidos no ovário, esses hormônios são responsáveis diretos pelo desejo sexual saudável. A diminuição do estrogênio provoca a falta de lubrificação vaginal o que pode acarretar desconforto e até mesmo dor durante as relações íntimas.

Mulher tomando remédio

Existem vários tipos de reposição hormonal, entre eles a progesterona e o estrógeno, ambos atuam positivamente no organismo feminino, regulando a libido, o coração, combatendo o colesterol, além de proteger toda a estrutura óssea.

Quais os efeitos colaterais da reposição hormonal

A reposição hormonal apresenta alguns efeitos colaterais, e não é indicado a todas as mulheres, pois algumas são alérgicas a hormônios sintéticos. Nesses casos podem ocorrer sangramentos uterino ou ainda hipersensibilidade a progesteronas. Embora raros, existem históricos médicos que apontam casos de icterícia obstrutiva, e tumores de mama. Pode vir a acontecer o aumento na taxa glicêmica e doenças hepáticas.

Mulher sorrindo

Mesmo não sendo considerada uma doença, durante o climatério é aconselhável o acompanhamento médico. Após a avaliação feita segundo os sintomas apresentados, o médico poderá, por exemplo, sugerir a reposição hormonal, ou exercícios físicos específicos, além da indicar a dieta mais apropriada a ser seguida. A orientação médica permite que sejam tomadas medidas preventivas para amenizar os sintomas apresentados.

A saúde da mulher requer sempre cuidados e atenção e é durante a menopausa que esses cuidados devem ser intensificados. O ideal é se organizar e criar uma rotina saudável para atravessar o período com tranquilidade, disposição física e mental.

Tags: , ,
Publicado por João
Revisado em 28/01/2014

Compartilhar