Queda de cabelo na menopausa

Ao entrar na menopausa, a mulher passa por grandes transformações internas e externas causadas pela diminuição dos hormônios.

Queda de cabeloA menopausa é um período novo na vida de todas as mulheres que estão saindo da fase da menstruação e a partir de agora esse evento se acaba. Nesse período muitas mulheres pensam estar livres da gravidez, porém, não é tão simples assim, pois o corpo está passando por diversas mudanças internas e externas e a menstruação não para tão rapidamente, na maioria dos casos ela atrasa, desce desregulada, sofre o aumento ou diminuição do fluxo entre outros.

É comum que a mulher também sofra com outros sintomas como alteração de humor, ganho ou perda de peso, ondas de calor intensas e passageiras que incomodam, além da queda de cabelo que é comum em muitas mulheres. Se você está sofrendo com a queda de cabelo durante a menopausa, veja abaixo quais são as causas mais comuns, as maneiras de tratamento e como você pode se prevenir, confira.

Causas da queda de cabelo na menopausa

Nessa nova fase da vida a mulher passa por várias alterações hormonais, como a diminuição da produção dos hormônios que são responsáveis pelo crescimento e força dos cabelos. Por causa dessa diminuição brusca de hormônios, algumas mulheres podem apresentam a queda de cabelo, pois a raiz fica mais sensível. Já em outros casos pode ocorrer o aumento significativo do volume do cabelo, além do nascimento de mais pelos no corpo principalmente no buço e queixo.

Existem também outros fatores que desenvolvem e agravam a queda de cabelo nesse período, como o fator genético, má alimentação, doenças crônicas, fator psicológico, falta ou excesso de algumas vitaminas no organismo e principalmente a vida sedentária sem nenhum exercício físico.

Cabelo na escova

Tratamento da queda de cabelo na menopausa

Assim que a queda for notada é importante que um médico seja informado sobre os fatos, ele indicará o melhor tratamento para cada organismo. Algumas das maneiras de evitar ou diminuir a queda naturalmente é optar por consumir alimentos mais saudáveis como frango grelhado, fígado, peixe, feijão, abacate, ovos, iogurtes, queijo cottage, cereais integrais, nozes, sementes, uvas passas, tâmaras, soja, tofu, óleo de canola, azeite entre outros.

A prática de exercícios físicos, que não é a maneira mais fácil pra todo mundo também um ótimo auxiliar para a diminuição da queda. Ao ir ao salão de beleza, peça uma massagem capilar, que irá estimular o crescimento do cabelo, além de manter os poros aberto evitando a queda.

Médico e paciente

Como prevenir a queda de cabelo na menopausa

Alisar o cabelo com escova e chapinha pode auxiliar a queda, além de coloração e permanente, por isso deve ser evitado. Quando for à piscina use sempre touca protetora para que não haja muita queda. Fale com seu dermatologista para que lhe seja indicados shampoos adequados, o mau uso desses produtos pode prejudicar até mesmo couros cabeludos saudáveis. Caso você também se interesse, a acupuntura tende a melhorar e estimular o crescimento do cabelo.

Alimentação saudável

A menopausa é um período na vida da mulher que faz com que o corpo passe por várias mudanças, e com isso resultados bons e ruins podem aparecer. É importante estar atenta e sempre procurar a ajuda de um médico especialista.

Saiba mais sobre a menopausa

05/11/13 por Caroline

   

Mais informações por email

Comentar