Queda de cabelo feminino

A queda de cabelo feminino atinge cerca de 60% das mulheres, mas antes de você se descabelar, entenda as causas e saiba o que fazer.

Mulher com pente na mão olhando fios de cabeloA queda de cabelo feminino é um dos problemas que mais assustam as mulheres, afinal o cabelo é um item de beleza muito importante para a vaidade feminina e toda alteração sentida no cabelo reflete na autoestima.

Vários fatores tanto físicos quanto emocionais podem levar a uma queda de cabelo, mas é preciso entender quando a queda se torna um problema de saúde, pois é natural perdermos alguns fios de cabelo por dia, porém existem casos em que a queda de cabelo é bastante acentuada, nessa hora é preciso dar uma atenção especial aos fios e buscar ajuda médica.

Queda de cabelo feminino da raiz

Mulher olhando escova com cabeloExistem dois tipos de queda de cabelo feminino, é preciso identificá-lo para facilitar o diagnóstico médico, em um você percebe que há uma quebra do cabelo, os fios se partem e caem em pedaços, normalmente isso ocorre em cabelos secos ou muito desidratados e quase sempre são ocasionados por um excesso de procedimentos químicos.

Um outro tipo de queda é evidenciado pelo cabelo que se solta inteiro da raiz, nesses casos você percebe uma espécie de bolinha branca na ponta, isso é um indício que eles estão caindo direto do bulbo capilar, uma das causas para esse tipo de queda pode ser a dermatite seborreica, pois devido ao excesso de gordura no bulbo, o fio não resiste e cai.

A queda de cabelo se torna preocupante quando você percebe fios soltos no travesseiro ou em excesso no ralo do banheiro ao lavá-lo ou penteá-lo. Devido a essa queda intensa é comum notar uma espécie de transparência, permitindo com que se vejam partes do couro cabeludo, não há um crescimento aparente do cabelo, os fios tornam-se finos e extremamente frágeis.

Queda de cabelo feminino o que pode ser

Mulher olhando cabelo no espelhoVale ressaltar que perder até 100 fios de cabelo por dia é considerado normal pelos médicos, pois o cabelo tem um ciclo de vida em que faz parte desse ciclo um período de queda, assim como existem algumas fases na vida da mulher mais propícias a queda de cabelo, sem que isso possa ser considerado um problema, como durante a menstruação, na gestação, amamentação e menopausa, pois são períodos em que o organismo feminino está mais fraco e passando por diversas mudanças e alterações hormonais.

Algumas épocas do ano contribuem para uma queda de cabelo mais acentuada, como o inverno, por exemplo, em que a divisão celular recebe menos estímulos devido à baixa luminosidade, há um enfraquecimento na raiz, propiciando a queda de cabelo feminino.

Outro fator que contribui para a queda durante o inverno é o aumento da incidência da dermatite seborreica, que faz com que o cabelo caia da raiz.

Lavar o cabelo em água quente, assim como usar demasiadamente secadores ou pranchas desidratam o cabelo e um cabelo desidratado e fraco é mais propício à queda.

Queda de cabelo feminino causas

Escova com cabeloNormalmente os fios perdem a saúde devido a fatores internos e externos. As causas internas para a queda de cabelo feminino estão relacionadas às alterações metabólicas e hormonais, causadas pela tireoide, por exemplo, pré-disposição genética, alterações nutricionais devido à má alimentação, falta de nutrientes ou pouca ingestão de proteínas e também por inflamações no couro cabeludo.

Já como causas externas destaca-se a exposição excessiva ao sol ou a nicotina e poluição que através de um efeito cumulativo, podem gerar a queda do cabelo feminino.

Alguns tipos de medicamento, excesso de oleosidade e até mesmo alguns tipos de penteados como tranças muito presas ao couro cabeludo e dreads, também podem contribuir para o problema.

Queda de cabelo feminino como tratar

Mulher aplicando produto no cabeloPrimeiro é preciso consultar um médico dermatologista para identificar a causa da queda de cabelo feminino e então iniciar um tratamento mais adequado a cada causa.

Os tratamentos são variados de acordo com o diagnóstico médico e intensidade do problema, normalmente são prescritos medicamentos de uso oral para combater o DHT, um hormônio poderoso responsável por cerca de 95% dos casos de queda de cabelo, pois quando produzido em excesso ele destrói os folículos capilares.

Também podem ser prescritos loções de aplicação local, além de outros procedimentos como a mesoterapia, carboxiterapia e laser de baixa potência.

Vale ressaltar que em todos os casos somente o médico poderá identificar o melhor tratamento, portanto as informações contidas neste artigo não devem ser usadas para auto diagnóstico, caso perceba uma queda de cabelo acentuada, procure um médico para iniciar um tratamento o quanto antes, a fim de que a queda de cabelo tenha menor impacto sobre a vaidade feminina.

Para mais informações, acesse o vídeo e confira uma entrevista médica sobre a queda de cabelo feminino.

Leia mais sobre queda de cabelo feminino

24/07/13 por Yane

   

Mais informações por email

Comentar