Quantas damas de honra devo ter no meu casamento?

Se você tem dúvidas sobre a quantidade de daminhas de honra ter e como escolher não pode deixar de conferir as nossas dicas.

Daminhas de honra

Se você chegou até aqui certamente esta tentando encontrar uma solução para essa pequena grande dúvida: quantas damas de honra devo ter no meu casamento? Casamento é coisa séria – não somente a festa e toda sua organização – e é preciso muita, mas muita dedicação mesmo! Para a cerimônia e festa encontramos diversos detalhes para tratar, escolher e decidir!

Um desses detalhes é tão importante quando o vestido – talvez nem tanto! Que as damas de honra precisam ser escolhidas a dedo toda noiva já sabe, mas quantas? Qual critério? Calma! Confere nossas dicas aí!!!

Quantas damas de honra devo escolher?

As damas de honra juntamente com os pajens deixam o casamento ainda mais bonito e com muito mais graciosidade! Nesse caso, os detalhes fazem toda a diferença e deixam o seu casamento com a sua cara! E vale muito a pena deixar a criatividade rolar, afinal, dentro do universo dos casamentos você encontra milhares de damas de honra e pajens super fofinhos para escolher!

Não existe um número exato de damas de honra, mas saiba que será preciso no mínimo uma! Afinal, alguém precisa levar as alianças! Mas é possível colocar um casalzinho, ou ainda crianças de tamanhos diferentes, tanto para a entrada das alianças, como para a entrada antes da noiva. Antigamente, chamávamos essa dama de florista, pois ela sempre entrada jogando pétalas de rosa.

Dama de honra e pajem1

Agora ela pode entrar com plaquinhas do tipo “lá vem à noite” ou outras. Também há a possibilidade de nesse momento entrar pajens entregando flores para todas as suas convidadas! Um amor, né? Mas antes de decidir por esse, pense em quantas convidadas você terá! No geral, um bom número está entre uma até 4 damas de honra, acompanhadas de pajens ou não!

Como escolher as damas de honra?

A escolha das damas de honra nem é tão difícil, afinal é como se fossem madrinhas, você deverá escolher por afinidade – e amor. Normalmente as damas são escolhidas entre os parentes dos noivos, mas se você tiver muita criança na família, vale pensar em alguns critérios para decidir, como a proximidade com os noivos, grau de parentesco e até a graciosidade da criança!

Mas ainda tem um detalhe bem importante! Algumas crianças se sentem acanhadas ao verem muita gente reunida e todas olhando para elas! Isso acontece normalmente com as crianças bem pequenas, com até aproximadamente 5 anos de idade. Então esse é um critério que também é importante ser avaliado: a sua dama de honra sentirá vergonha no meio do caminho?

Pequenas damas de honra

E mais um detalhe: vale um mimo para elas! Na hora do convite, assim como muitas fazem com os padrinhos e madrinhas, prepare um convitinho especial, assim ela se sentirá maravilhada com o pedido! E ainda se forem muito pequenas, os pais é que gostaram da surpresa!

Devo escolher a roupa usada pelas damas de honra?

Muitas noivas preferem deixar a roupa a cargo dos pais da dama de honra. Porém lembre-se que a sua dama de honra é parte do momento e ela também precisa estar de acordo com todo o restante! Afinal, se até o seu vestido precisa casar com toda a decoração e o ambiente, o da sua dama de honra também!

Dama de honra e pajem2

Dependendo da sua proximidade com os pais, vá com eles escolher o vestido, assim você poderá analisar e escolher junto. Vale também você escolher ao menos os detalhes, como por exemplo, uma coroa de flores ou de pedraria.

E uma última dica para a escolha de suas damas de honra: capriche das fotos e mande para a gente!

Saiba mais sobre casamentos

Revisado em 15/07/2017
Publicado em 28/03/2016 por Ananda

Tags: , , , ,

Mais informações por email


Comentários

  • pamela

    11/06/17

    Preciso de ajuda vou casar e não estou tendo ajuda de ninguem!
    responder

Comentar