Home » Beleza » Pele

Pele manchada o que fazer

As manchas na pele podem surgir devido a vários fatores como, por exemplo, exposição ao sol, problemas hormonais e gravidez.

Pele com manchas

Nosso rosto é um verdadeiro cartão de visitas, por isso dispensamos tantos cuidados para com os olhos, os cabelos e essencialmente a pele. Nada mais desagradável que aquelas terríveis manchas, que podem marcar nossa pele por diversos motivos, algumas tão profundas que nem mesmo com o uso de corretivo e pó conseguimos disfarçá-las, diante disso saiba que alguns produtos que você tem guardado na sua dispensa podem vir a serem grandes aliados nos tratamentos de beleza caseiros, se você ler os rótulos dos cremes perceberá que a maioria deles são compostos por substâncias derivadas de plantas e frutas, por isso hoje trazemos uma receitinha caseira de uma máscara hidratante a base de fruta para pele manchada.

Mas antes da receita, alguns cuidados a serem observados, por exemplo: verifique a validade dos produtos, as frutas devem ser frescas e respeite sempre a quantidade sugerida, o ideal para uma aplicação, caso sobre não guarde, pois são produtos delicados de fácil contaminação e jamais troque os produtos por conta própria. Separe utensílios que usará na preparação e os guarde especificamente para esse fim, devem ser de louça ou vidro nunca de metal ou plástico, ou qualquer outro tipo. Respeite o tempo indicado, muitas vezes excedemos o tempo pensando que dessa forma estamos tornando a ação do produto mais eficaz, cuidado o resultado pode ser o inverso.

Para toda e qualquer aplicação, seja na pele, nos cabelos, o recomendado é que se faça um teste antes a fim de verificar se não apresenta reações alérgicas a qualquer produto sugerido, neste caso você deve fazer a máscara em pouca quantidade e aplicar numa pequena região do corpo, como a parte interna dos braços, deixe o produto agir pelo tempo recomendado e retire com água fria, nesse tempo observe se a pele não apresentará reações, caso isso ocorra suspenda a aplicação do produto. O ideal é fazer esse teste vinte e quatro horas antes da aplicação da máscara, pois algumas reações alérgicas podem não se manifestar de imediato.

Vale ressaltar que essa máscara caseira tem a finalidade de amenizar o incômodo causado pelas manchas, porém não as faz desaparecer, para isso recomendamos a consulta a um dermatologista para procedimentos mais específicos.
Mesmo sendo produtos naturais recomendam-se as gestantes conversarem com seus médicos antes de fazerem uso dessa mistura, tendo em vista a necessidade de um cuidado maior nesse período. Vamos à máscara então. Primeiro é necessário que a pele esteja limpa, para isso basta que lave o rosto com seu sabonete habitual ou um sabonete neutro, logo após faça a mistura usando esses ingredientes, 1 copo de iogurte desnatado e sem sabor, 1 colher de sopa de aveia em pó, 1 colher de sopa de polpa de mamão amassada, passada na peneira com algumas folhas de alecrim.

Misture a aveia com a polpa do mamão e com o iogurte até obter uma mistura homogênea, em seguida aplique-a na pele, formando uma camada espessa, cuidando para que fique homogênea, cubra com folhas de alecrim e aguarde 20 minutos, se possível deitada com os pés elevados, decorrido o tempo retire a máscara com água fria. Agora uma dica importante, tratamento caseiro pode ser bem divertido para quem gosta ou para aquelas que não possuem muitos recursos financeiros, porém não é tudo que está na cozinha que pode ser utilizado a nosso favor, as receitinhas caseiras podem ser liberadas desde que você saiba exatamente o que usar e como usar, para que funcionem de verdade, sem apresentar perigos a saúde, algumas frutas, legumes e hortaliças quando usadas indevidamente podem provocar inúmeras manchas na pele, alergias e irritações e em alguns casos até queimaduras, por isso a importância do teste do toque alérgico antes. Portanto nada de ficar criando creminhos milagrosos e lembrem-se nada substituiu uma consulta médica.

Tags: , ,
Publicado por Josi
Revisado em 22/07/2010

Compartilhar