Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde

O uso da progesterona natural

Muitos não sabem, mas a progesterona é um hormônio essencial para o organismo, podendo ser encontrado em diversos alimentos.

Progesterona natural 1

A progesterona ou hormônio esteroide é produzido no organismo mais especificamente no ovário, a produção tem início na puberdade feminina, sendo que a partir do início da menopausa gradativamente o organismo deixa de produzir esse hormônio. Já a progesterona natural é basicamente um fito-hormônio extraído de uma substância denominada diosgenina que é encontrado em algumas espécies de cará, que é um tubérculo cultivado em várias regiões do planeta.

Não existe, portanto diferenças significativas entre o hormônio humano e aquele produzido em laboratórios. A progesterona natural é semelhante ao hormônio produzido pelo organismo humano, e causa os mesmos efeitos da progesterona produzida nos ovários.

Para que serve a progesterona natural

Esse hormônio é indispensável na reprodução, pois ele age no corpo feminino criando as condições biológicas necessárias para que ocorra a gravidez. A diminuição de progesterona causa a amenorreia ou falta de menstruação. A infertilidade e a perda do bebê também estão diretamente relacionados ao baixo nível de progesterona no sangue. Nos casos de perdas involuntárias, o médico recomenda a reposição ou suplementação de progesterona já na início da gravidez.

Mulheres são as que mais se beneficiam com a progesterona natural, isso ocorre quando a reposição hormonal é necessária. Quando é imprescindível repor os hormônios que o organismo deixou de produzir, o uso da progesterona natural é uma forma segura e ideal para solucionar os problemas derivados do desequilíbrio hormonal feminino. Com a suplementação de progesterona é possível atenuar os sintomas da menopausa, e prevenir a osteoporose.

Infertilidade

Efeitos positivos da progesterona natural

É possível observar que o uso da progesterona natural melhora a pele, o cabelo, a libido, e ajuda na recuperação da concentração mental. Outro fator relevante é que a reposição hormonal pode ajudar a perder o excesso de peso, para isso basta combinar uma dieta saudável. O hormônio age combatendo a irritabilidade, as dores e cólicas abdominais a enxaqueca e até mesmo a depressão. Mulheres com depressão pós-parto encontraram na progesterona natural o alivio para os diversos sintomas causados por conta da alteração hormonal tão comum nesses casos. Homens também podem fazer uso da progesterona natural que combate e previne alguns tipos de câncer, e também é eficaz no tratamento da calvície e da acne.

Mulher feliz

Onde encontrar a progesterona natural

Os alimentos ricos em progesterona mais indicados para o consumo diário são os seguintes: ovos, produtos lácteos, carnes brancas, e frutos do mar. A gema do ovo possui uma quantidade elevada de progesterona e o consumo de gemadas é uma das formas mais indicadas para uma melhor absorção dos nutrientes. O leite de vaca e o seus derivados também são uma excelente fonte de progesterona sendo que a coalhada caseira é a mais indicada para o consumo.

O inhame e o cará contêm fitos químicos que atuam como progesterona no organismo feminino é facilmente encontrado em feiras livres e fáceis de preparar. Outros alimentos complementares são os grãos integrais, nozes e castanhas, o leite de soja e os cereais enriquecidos.

Alimentos que contem projesterona

A progesterona natural é encontrada também nas farmácias, na forma de creme ou cápsulas, para uso interno e externo. Sempre consulte seu médico ou farmacêutico antes de consumir qualquer medicamento.

Tags: , ,
Publicado por João
Revisado em 11/02/2014

Compartilhar