O que é o climatério feminino

Se você ainda não sabe o que é o climatério, suas causas, sintomas e tratamentos confira tudo aqui no Mundo Mulheres.

O que é climatérioO corpo da mulher passa por diversas fases durante a vida e uma dessas fases é o climatério que ocorre entre os 35 e 50 anos. Muitas mulheres costumam confundir o climatério e menopausa achando que é a mesma coisa. A fase do climatério dura cerca de 15 anos, é a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, ou seja, a queda significativa de hormônios como o estrogênio.

E quando a mesma chega ao final é que ocorre a menopausa que é diagnostica pela ausência da menstruação durante doze meses.

Quais os sintomas do climatério

Ondas de calor conhecido como fogacho, suor noturno, insônia, diminuição da libido, aumento de peso, depressão, enxaqueca, palpitações e queda de cabelo são alguns dos sintomas do climatério. Mas vale ressaltar que os sintomas podem se diferenciar de mulher para mulher, podendo algumas chegar à menopausa sem ter enfrentado nenhum dos sintomas do climatério. Algumas mulheres também podem sofrer com doenças cardiovasculares devido ao aumento do colesterol e triglicérides no sangue e problemas psíquicos graves.

Mulher com calor

Quais as causas do climatério

As causas são absolutamente naturais, porém os cuidados ao longo da vida com alimentação saudável aliado com atividades físicas podem garantir que esta fase de transição não prejudique a rotina e nem a saúde. Ter hábitos que garantam a qualidade de vida, é a melhor forma de continuar com a saúde intacta após os trinta anos.

Causas do climatério

Quais os tratamentos do climatério

Existem vários tratamentos para o climatério como a reposição hormonal, sendo a principal e mais indicada. Mas é possível aliviar os sintomas do climatério em mais de 80% através de um alimentação equilibrada e rica em ômega 3 e derivados da soja. Atividades físicas de nível mais intenso como andar de bicicleta, natação, hidroginástica, dança entre outros também são recomendados. Lembrando que a reposição hormonal não é indicada para mulheres que possuem diabetes, hipertensão, casos de trombose na família e câncer de mama.

Mulher Correndo

Ao perceber os sintomas, é indispensável à orientação médica, desta forma é possível garantir mais saúde na pré e pós-menopausa.

Para saber mais sobre o que é o climatério feminino assista ao vídeo do Youtube que separamos para você:

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 02/10/2013 por Natalia Fraga

Mais informações por email


Comentários

  • neusa

    28/02/14

    Como obter perguntas sobre as minhas duvidas, mando via e-mail???
    responder

Comentar