O que causa olheiras

Saiba como disfarçar corretamente as olheiras, que são causadas pela hiperpigmentação da área dos olhos, com uma boa maquiagem.

garota passando corretivo no olho

Olheira é o nome que se dá para a coloração alterada ao redor dos olhos, muito mais comum em mulheres, é ocasionada por diversos fatores predominantes inclusive a hereditariedade, atualmente existe diversas formas de tratamento, e também muitas técnicas para disfarçar esta imperfeição que tem solução se tratada corretamente, mas também pode se agravar ao longo dos anos.

Homens também sofrem com a hiperpigmentação em volta dos olhos, a tendência é aumentar ao longo dos anos, já que homens tem maior resistência ao tratamento.

Quais são as causas das olheiras

mulher passando creme embaixo dos olhos

As causas estão ligadas a diversos fatores como a má alimentação, alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, hipertensão, renite, sinusite, asma, gravidez, tireoidismo, exposição solar sem proteção, depressão, estresse, insônia, fadiga, entre outros.

Todos estes fatores são princípios causadores de olheiras, mas é bom lembrar que ela acontece devido a uma hiperpigmentação na região dos olhos causada pelas células melanócitos e também em algumas pessoas ela surge devido a pele ser muito fina nesta região acentuando os vasos sanguíneos, além da predisposição genética de olhos fundos com bolsas.

Olheiras como disfarçar com maquiagem

mulher com corretivo embaixo do olho

Para usar a maquiagem a seu favor, utilize a base, o corretivo e o iluminador para disfarçar a olheira e também casos de bolsa. A cor varia de acordo com o seu tom de pele, geralmente para pessoas claras o corretivo amarelo pode solucionar casos de olheiras escuras.

A base também, as opções de média e alta cobertura podem ser ótimas opções, o iluminador para esta região não possui cintilãncia, apenas pontos de brilho que se refletem com a posição da luz levemente, eles servem para dar ar saudável para as olheiras que tem aparência doente.

Olheiras como amenizar

mulher com pepino no olho

Existem diversas formas para amenizar a cor das suas olheiras, como mudar a alimentação e consumir muita água é o primeiro passo, além de manter o ritmo de uma vida saudável é importante utilizar produtos específicos para esta região, como revitalizantes, lembrando que os melhores produtos para as olheiras possuem o modo de aplicação através de uma ponta de aço gelada e que massageie e estimule a irrigação sanguínea e são a base de ácido glicólico, vitamina C, retinol e cafeína, além de outras formas como a aplicação de rodelas de pepino, compressa de gelo ou de chá de camomila, produtos como o Bepantol também pode ser solução bem econômica.

Olheiras como tratar

mulher passando creme embaixo do olho

Existem tratamentos eficientes contra as olheiras, estes requer maior acompanhamento específico, como o tratamento com o laser pela luz pulsada, estimula a produção de pigmentos para uniformizar a cor da pele. Além de outros tratamentos como o preenchimento através das gotas lacrimais de ácido hialurônico e o tratamento com a carboxiterapia para manchas esverdeadas e azuladas.

As olheiras podem incomodar a aparência principalmente para as mulheres, mas os homens também devem se preocupar, já que elas causam aparência envelhecida e adoecida, vale a pena tratar e ficar com a cara lavada mais saudável, consulte seu dermatologista para garantir o tratamento adequado para cada tipo de olheira, lembrando que existem várias tonalidades e intensidade, algumas podem ser momentâneas e a maioria permanente.

Leia mais sobre olheiras

Publicado em 06/11/2013 por Natalia Fraga
Revisado em 14/07/2017

Tags: ,

Mais informações por email


Comentar