O anticoncepcional pode falhar?

Grandes aliados da mulher, os métodos anticoncepcionais podem falhar sim, quando administrados de forma incorreta.

Segurando pílula

Os anticoncepcionais ou pílulas à base de progesterona e estrogênio, produzem uma alta taxa de prevenção. Estudos apontam que o uso da pílula evita a concepção em torno de 99%, o que representa uma ótima margem de segurança. O fato é que não existem métodos contraceptivos que apresentem 100% de segurança. No entanto, o uso da pílula anticoncepcional é uma forma de prevenção adotada por um número expressivo de mulheres em todo o mundo. Saiba mais sobre os anticoncepcionais, os níveis de segurança que eles apresentam e quais os cuidados necessários na utilização desse método.

O anticoncepcional pode falhar na primeira cartela?

Existe essa possibilidade, ainda que remota, mas existe. Por isso é importante que ao longo do primeiro mês em que estiver tomando a pílula, não deixe de fazer uso de outros métodos de prevenção. As cartelas contendo as pílulas, trazem escritas no verso, os dias da semana, para facilitar o uso e evitar possíveis esquecimentos.

É importante iniciar o uso das pílulas conforme a data marcada no calendário da cartela. A maioria das cartelas vem com 21 comprimidos, mas existem aquelas com 24 e outras com 28 comprimidos, sendo que o efeito é o mesmo e independe da variação que ocorre de um tipo para outro.

Mulher segurando a cartela de anticoncepcional

O anticoncepcional injetável pode falhar?

Sim, pode falhar se não houver cuidados durante o primeiro mês. Existem dois tipos de anticoncepcionais injetáveis, sendo um de uso mensal e o outro trimestral. A injeção mensal, como o próprio nome sugere, protege por um mês, e a trimestral por noventa dias. O ideal é fazer uso de preservativo no primeiro mês ou mesmo a abstinência durante esse período. Após um mês, as relações podem acontecer de forma natural.

Anticoncepcional injetável

O anticoncepcional tomado corretamente pode falhar?

O anticoncepcional interrompe o período fértil da mulher, ou seja, o organismo feminino deixa de ovular, não ocorrendo à ovulação, é impossível engravidar. Quando tomado corretamente, o anticoncepcional atua no organismo feminino evitando a gravidez. As chances de engravidar são de aproximadamente 1% ou praticamente nenhuma. Por isso, a pílula deve ser ingerida todos os dias e dê preferência no mesmo horário, a partir da segunda cartela ou do segundo mês, não há razão para temores, se for tomada corretamente.

Mulher em dúvida

Lembrando que o dia ideal para iniciar o uso do anticoncepcional, é o primeiro dia da menstruação. Com o início da menstruação, existe a certeza de que a mulher não está grávida. No entanto, pode começar a fazer uso da pílula ou da injeção em qualquer dia da menstruação ou pode até tomar em qualquer dia, mesmo não estando mais menstruada, desde que tenha certeza absoluta de que não está grávida.

Se você utiliza métodos anticoncepcionais para evitar uma gravidez, saiba o que corta o efeito do anticoncepcional com o vídeo do canal Mundo Mulheres no Youtube:

Saiba mais sobre anticoncepcionais

Revisado em 23/08/2017
Publicado em 15/01/2014 por João

Mais informações por email