Home » Saúde » Gravidez

Melhor idade para engravidar

A melhor idade para engravidar pode variar, veja as vantagens e desvantagens em cada faixa etária e tome uma decisão com calma.

gestante

Ser mãe continua sendo o sonho da maioria de muitas mulheres, embora cada vez mais estejam esperando mais tempo para construírem uma família. E esse fato se deve a independência da mulher que hoje pode optar por quando e quantos filhos desejam ter. De acordo com estudos, muitas jovens de vinte e cinco anos hoje, estão focadas em se realizar profissionalmente para depois optarem em construir ou aumentar a família, fato que há trinta anos seria totalmente diferente, pois muitas mulheres nessa idade já eram esposas e mães.

Diante a essa mudança no comportamento feminino em que muitas buscam certa estabilidade financeira antes de se dedicarem a maternidade, muito se questiona se há realmente uma idade certa para engravidar ou qual seria a melhor idade para ser mãe. De acordo com os ginecologistas, em se tratando de termos biológicos a melhor idade seria por volta dos dezoito a vinte anos, pois embora a menstruação seja o primeiro sinal de que o corpo está pronto para gerar um bebê, é somente por volta dos dezoito que há um amadurecimento no sistema reprodutor feminino, porém a mulher pode engravidar com tranquilidade até os vinte oito a trinta anos, pois são considerados período de grande fertilidade e amadurecimento psicológico.

Após os trinta anos, com o envelhecimento natural e o avanço da idade, a produção dos óvulos diminui aumentando a dificuldade em engravidar e ainda há outros fatores a serem considerados, pois a partir dessa idade muitas gestações são consideradas de risco, aumentando as complicações com hipertensão, parto prematuro, aborto e má formação no feto. Embora a gravidez após os trinta e cinco anos não seja muito recomendada, é possível, pois devido ao avanço na medicina muitas mulheres podem ter uma gravidez segura, porém deve ser planejada e acompanhada de perto pelos médicos.

Muitas questões envolvem a decisão de se ter um filho e embora a questão relacionada à saúde seja importante, o que realmente determinará o momento ideal para se tornar mãe será o preparo e a maturidade emocional da mulher, pois ser mãe é uma responsabilidade a qual todas nós devemos assumir somente quando estivermos psicologicamente preparadas, por isso muitas mulheres acabam protelando o sonho da maternidade, buscando realização de vários outros projetos para poderem atender as necessidades que um filho exige, com segurança e conforto. A decisão em adiar a maternidade deve-se também a crescente expectativa de vida dos brasileiros que hoje vive em média 71,3 anos.

Desde a década de sessenta o universo feminino vem se modificando, pois as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaços, principalmente no setor profissional, paralelamente a toda essa evolução e conquista muitos métodos contraceptivos vem sendo desenvolvidos de forma a permitir a mulher definir o melhor momento para uma gravidez e diante a essa nova realidade social o mais importante é que a gravidez seja planejada e desejada, pois para uma gravidez saudável e tranquila, uma boa alimentação e a prática de atividades físicas são fatores essenciais para uma melhor qualidade de vida, tanto da futura mamãe quanto do bebê.

Tags: ,
Publicado por Josi
Revisado em 27/04/2011

Compartilhar