Manchas na pele durante a gravidez

As alterações hormonais quase sempre são as responsáveis pelo aparecimento das manchas escuras na pele durante a gravidez.

Mulher com rosto manchadoEmbora a gravidez seja um momento único e maravilhoso na vida da mulher, a fase é caracterizada também por alguns incômodos, como as manchas na pele, que na maioria dos casos é uma reação natural do corpo ao excesso de hormônios decorrentes da gravidez. Essas manchas quando não tratadas adequadamente podem agravar e permanecer na pele mesmo após o parto, tornando-se um problema estético bastante desagradável.

As manchas na pele durante a gravidez costuma gerar dúvidas sobre o que é, como tratar, se é normal ou não, por isso o Mundo Mulheres ajuda as mamães a esclarecer essas dúvidas e obter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.

Manchas na pele durante a gravidez é normal?

As manchas na pele durante a gravidez são normais e atinge cerca de 75% a 90% das gestantes. Elas podem surgir decorrentes as alterações dos hormônios estrógeno e progesterona, esses hormônios estimulam a melanogênese que é responsável pela formação da melanina, esse descontrole causa alterações pigmentares tornando-as hiperativas, manchando assim a pele, por isso o melasma é o tipo mais comum de manchas na pele durante a gravidez.

Mulher se olhando no espelhoOs locais mais comuns para o surgimento das manchas na pele durante a gravidez são o rosto, o colo e o nariz, pois essas partes ficam mais expostas ao sol o que pode ser um agravante do problema, mas também pode aparecer nos seios e na barriga, através de uma linha escura. Essas manchas normalmente surgem a partir do sexto mês de gestação e pode permanecer mesmo após o fim período gestacional, o que incomoda e preocupa muito as futuras mamães.

As manchas também são consideradas normais na gravidez, pois o melasma é hereditário, ou seja, se existirem casos anteriores na família é provável que as gerações futuras sofram com o mesmo problema, por isso uma consulta com um dermatologista também pode ajudar a amenizar o problema.

Manchas na pele durante a gravidez como evitar

Como o sol tem um papel importante no surgimento e agravamento das manchas na pele durante a gravidez, o uso de protetor solar é essencial no combate às manchas na pele, além de evitar a exposição solar entre as 10h00min e 16h00min, é indispensável o uso de protetor solar com FPS acima de 15 para exposição comum dentro de casa, para peles claras e exposição prolongada ao sol recomenda-se FPS 30 e peles muito claras devem usar fatores altos como 50 e 60.

O uso do protetor solar é indispensável mesmo no inverno ou dentro de casa, pois as luzes de casa e até mesmo a luz do computador são causadores e agravantes das manchas na pele. Além dos protetores solares, bonés e chapéus são acessórios que auxiliam na proteção, evitando manchas na pele ocasionadas pelo sol e ainda dão um charme ao visual.

Como tratar manchas na pele durante a gravidez

Como tudo que está relacionado à gestante também interfere na saúde do bebê é preciso muita cautela para realizar qualquer tipo de tratamento durante a gravidez, muito cuidado com o tipo de produto que decida usar, principalmente cremes clareados, existem muitas fórmulas específicas para gestantes, mas só devem ser utilizadas com prescrição médica.

Mulher cuidando da peleAlgumas mulheres recorrem a produtos naturais, para tratar as manchas na pele, pois muitos não oferecem riscos ao bebê, como o mel que é um bom aliado para tratar naturalmente manchas na pele, porém os tratamentos naturais são mais demorados, pois os resultados não são imediatos.

Muitos tratamentos estéticos como pellings, tratamento a laser, luz pulsada e alguns outros a base de ácidos são altamente eficazes para remoção de manchas na pele, porém são totalmente proibidos durante a gravidez. No caso de surgirem manchas na pele durante a gravidez deve-se esperar o bebê nascer para iniciar algum tipo de tratamento.

O ideal é consultar um dermatologista que poderá indicar um tratamento mais adequado, com produtos seguros e específicos para cada tipo de pele.

Saiba mais sobre manchas na pele

19/07/13 por Yane

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Estou gravida e estou com mancha vermelha pelo corpo o que pode ser

    fabiana

    16/12/15

Comentar