Home » Saúde

Lutas e seus benefícios para o corpo feminino

Faz algum tempo que as lutas deixaram de ser exclusividade dos homens. Conheça algumas delas que podem beneficiar o corpo das mulheres.

mulher com luva de boxe

As lutas exigem muita disciplina e determinação, no entanto, são disciplinas saudáveis que visam à saúde física e o equilíbrio da mente. Basta escolher uma modalidade com a qual você se identifique e ir em frente. Afinal além de aprender a defender se você ainda vai modelar o corpo com muita vitalidade e força.

Já tem algum tempo que as várias modalidades de lutas deixaram de ser uma prática exclusiva dos homens, tanto nas categorias amador quanto na profissional as mulheres vêm se destacando cada vez mais nas academias.

Essa atividade não visa apenas à defesa pessoal ou a participação em torneios. A luta não somente ajuda a combater o sedentarismo, mas também contribui nas dietas de emagrecimento.  A prática regular de uma das várias modalidades de luta proporciona a boa forma física, ajuda na queima calóricas e define o corpo.

Conheça os vários benéficos que algumas modalidades desse esporte trazem para o corpo feminino.

Benefícios do Boxe para a saúde

mulher batendo no saco de pancada

Para quem está acima do peso e quer nocautear as gordurinhas indesejáveis, tornear o corpo e livrar se do estresse do dia a dia o boxe é uma boa opção. Praticar boxe não é apenas aprender a socar e a esquivar. A boa forma que a luta exige, implica na prática de uma série de exercícios para aumentar a força e a flexibilidade.

Os exercícios ajudam a modelar as pernas e os braços e também trabalha a região abdominal e afina a cintura.  No decorrer da aula a praticante executa vários exercícios tais como: abdominais, flexões de braço, agachamento e pular cordas.

A prática do boxe produz ótimos resultados em um curto espaço de tempo. Elimina o excesso de gordura, pois queima em torno de 500 calorias em 1 hora de aula. Aumenta a resistência muscular, define as pernas, bumbum, braços e panturrilhas. Também melhora a capacidade cardiorrespiratória, estimula a coordenação motora e alivia o estresse.

Benefícios do Muay Thai para saúde

mulher chutando saco de pancada

O muay thai proporciona um ótimo condicionamento físico e mental. Uma aula dessa modalidade de luta pode queimar entre 1000 a 1500 calorias. Os exercícios coordenados que abrangem pernas, braços e tronco ajudam no fortalecimento do sistema cardiorrespiratório. O trabalho realizado na região central do corpo e no abdômen corrige a postura desenvolve o equilíbrio e tonifica os músculos.

Outro fator relevante a ser considerado na prática do muay thai é o processo de equilíbrio entre corpo e mente que a luta proporciona.  As tensões e o estresse do dia a dia desaparecem  dando lugar a um estado de paz, bem estar físico e mental.

Benefícios do Jiu Jitsu para a saúde

garotas lutando jiu jitsu

O Jiu-Jitsu é um esporte que exige muita dedicação e disciplina, é um estilo de vida. É  também uma filosofia a ser adotada. Indicado a todos que querem uma vida saudável com muita disposição e equilíbrio psicomotor.  A prática regular do Jiu-Jitsu produz vários benefícios  para o corpo e  mente, melhora o desempenho cardiovascular, e previne contra as doenças respiratórias e cardíacas.

A prática traz vários benefícios ao atleta, entre eles: a redução dos estados de ansiedade, a elevação da autoestima e o equilíbrio. Os exercícios atuam em todo o corpo trabalhando os braços, quadril e abdômen. A série de exercícios aeróbicos faz com que o praticante queime de 750 a 1500 calorias, ajudando nas dietas de emagrecimento. Indicado a todas que queiram perder a barriga e ficar com o abdômen enxuto e bem delineado.

Quer saber mais sobre lutas? Veja o vídeo sobre o Muay Thai feminino benefícios no canal do Portal ZUN no Youtube:

Publicado por João
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar