Hidratantes para o corpo

A pele de todo o corpo necessita de hidratação diária. Confira as dicas do Portal Mundo Mulheres de hidratantes para o corpo.

Mulher passando hidratante

Nossa pele pode revelar muito sobre nós e sobre nossa saúde, é o maior órgão do corpo humano e por isso merece cuidado e atenção especial, principalmente no que diz respeito à hidratação. Manter a pele hidratada é tarefa fácil, pois além dos cuidados com a alimentação e proteção solar, podemos contar com inúmeros hidratantes facilmente encontrados em lojas especializadas na venda de cosméticos e tal medida é fundamental para manter as reservas de água em nosso organismo, evitando assim que se perca a elasticidade, suavidade e maciez da nossa pele. Os hidratantes devem ser usados diariamente fazendo parte da rotina diária dos nossos cuidados com a beleza e não somente quando a pele estiver ressecada, opaca e sem vida.

Durante o verão os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois como ficamos mais expostos ao sol nossa pele perde facilmente água e óleo, portanto para todas aquelas que queiram manter o bronzeado a hidratação é essencial, pois sua manutenção evita que a pele descame e impede que ocorram problemas infecciosos que podem ser ocasionados tanto por bactérias como por fungos. Segundo os dermatologistas são encontrados três tipos de hidratantes:

>> Oclusivos, compostos por substâncias gordurosas que atuam sobre a superfície da pele de modo a formar uma espécie filme protetora, impedindo dessa forma a perda de água.

>> Umectantes, compostos por substâncias hidratantes que atum diretamente nas camadas externas da pele, não deixando a pele desidratar, atraindo água de dentro para fora.

>> Emolientes, compostos por substâncias que atum nas células da epiderme, aumentando-as e aderindo-as, formando assim uma barreira protetora.

Os profissionais ressaltam que a maioria das mulheres tem o péssimo hábito de comprar hidratantes sem ler os rótulos das embalagens e para acertar na escolha do produto é fundamental ler as informações ali contidas, principalmente no que diz respeito à textura do produto que deve ser indicada a cada tipo de pele, pois para peles oleosas os melhores produtos são à base de gel ou loção, para peles secas a melhor opção são os cremes ou loções, já para peles normais recomenda-se loção ou serum.
Para uma melhor hidratação prefira hidratantes compostos à base de uréia ou lactato de amônia, ceramidas, silicone, ceras de carnaúba ou de abelhas, extrato de semente de uva, óleo de amêndoas e vitamina E, que apresentam ativos bem aceitos por todos os tipos de pele.

Para peles que se encontram bem ressecadas os dermatologistas recomendam produtos a base de manteiga de karitê ou de ácido hialurônico, aplicado duas vezes ao dia. Importante ressaltar que muitos hidratantes já contêm filtro solar em sua composição e seu uso é indispensável tanto no corpo quanto no rosto, porém o mesmo hidratante destinado ao corpo não deve ser aplicado no rosto, uma vez que a pele do rosto é mais sensível, exigindo produtos específicos em termos de hidratação.
Para que a hidratação seja mais bem absorvida pela pele, tornando-se assim mais eficaz é essencial saber aplicá-la corretamente, por isso confira as dicas:

>> A melhor hora para hidratação cutânea é sempre após o banho com o corpo ainda molhado, pois a água auxilia na absorção dos agentes hidratantes, uma vez que as células estão mais receptivas aos ativos dos produtos.

>> Ao aplicar o hidratante sobre o corpo faça movimentos circulares, suaves e delicados sempre de baixo para cima, pois dessa forma estimulamos a circulação sanguínea, fundamental no tratamento e combate das terríveis celulites.

>> De uma a duas vezes por semana, recomenda-se fazer uma esfoliação leve o que potencializa e aumenta a penetração de produtos hidratantes.

Como regra geral evite banhos quentes e prolongados que retira a oleosidade natural da pele, o ideal é manter o chuveiro em temperaturas amenas, demorando no máximo vinte minutos no banho, opte por sabonetes hidratantes, a base de glicerina ou específico ao seu tipo de pele. O ressecamento da pele pode ocorrer por diversos motivos principalmente por agentes externos como vento, sol, ar seco e mudanças bruscas de temperatura, por isso para manter a pele sempre hidratada além de ingerir bastante líquido não abram mão dos hidratantes corporais, agora caso perceba que mesmo mantendo esses cuidados a pele continua com aspecto ressecado é fundamental a ajuda de um dermatologista, pois outros problemas relacionados à saúde podem comprometer a beleza da pele. Esteja atenta, pois cada região do corpo merece cuidados e atenção exclusiva a fim de manter a saúde e beleza.

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 24/01/2011 por Josi

Tags: ,

Mais informações por email


Comentar