Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde » Gravidez

Gestante e atividade física

Exercícios físicos durante a gestação é importante, pois ajuda a manter a flexibilidade, controlar o peso entre outros benefícios.

Exercícios na gravidez

Durante a gestação é comum surgir inúmeras dúvidas, principalmente em relação às mudanças físicas e psicológicas que estão acontecendo, assim como em relação à saúde de um modo geral e ao procurar por informações muitas vezes as gestantes se deparam com um universo de contradições, sobretudo no que diz respeito às atividades físicas durante a gestação. Todas nós sabemos que as gestantes devido a esse período especial necessitam de cuidados a mais durante toda a gravidez e não poderia ser diferente em relação aos exercícios físicos também, afinal nem todos são recomendados durante a gestação. Quanto a sua prática dependerá muito se você já é acostumada a algum tipo de atividade física ou exercício, caso já venha se dedicando a alguns exercícios antes da gestação, não há motivo algum para suspendê-lo agora, porém é preciso prudência e cuidado.

A união atividade física e gestação é bem vinda desde que não represente perigos a saúde tanto sua quanto do seu bebê, por isso mesmo que já pratique algum tipo de atividade física é essencial uma aprovação médica para que continue praticando. O maior problema ocorre justamente com as gestantes que nunca praticaram nenhum exercício e resolvem fazê-lo justamente agora nesse período, o perigo das atividades físicas não ocorrem pelo fato da gravidez em si, mas pelo fato de serem mulheres sedentárias, ou seja, não acostumadas a nenhuma prática regular de exercícios.

Os exercícios físicos quando bem orientados e acompanhados por profissionais proporcionam grande bem estar para as gestantes, além de reduzir dores lombares, tão comuns durante a gestação, também contribuem para que não haja aumento de peso excessivo. São benéficos para o desenvolvimento fetal e amamentação, alguns médicos relatam que há bem menos riscos de uma complicação pós-parto em mulheres praticantes de atividades físicas, assim como facilita o parto.

Algumas modalidades são mais indicadas para as gestantes, principalmente para as iniciantes como a hidroginástica, caminhadas, musculação, alongamentos e a ioga. Já as atividades que envolvem impactos como a corrida, por exemplo, devem ser evitadas, pois elevam o ritmo cardíaco, diminuindo assim a quantidade necessária de oxigênio para o bebê, por isso é preciso cuidado e orientação quanto à escolha e prática das atividades físicas durante a gestação. A gravidez em si não significa contraindicação absoluta para a prática de atividades físicas, porém esta deve fazer parte da sua rotina diária se sua saúde assim permitir. Lembre-se o bem senso deve prevalecer sempre, por isso para que a prática de exercícios físicos seja benéfica pratique sempre com moderação.

Tags: , ,
Publicado por Josi
Revisado em 11/03/2011

Compartilhar