Exames pré nupciais quais são

Exames pré-nupciais são essenciais para quem vai se casar, pois podem tratar a tempo possíveis doenças, evitando aborrecimentos futuros.

Casal sendo avaliados por médicosO casamento é um passo muito importante e decisivo na vida do casal, por isso é essencial saber se a saúde está em dia para esse novo projeto de vida que iniciarão juntos.

Embora a maioria dos casais já tenham uma vida sexual ativa, alguns exames feitos antes do casamento, o chamado exames pré-nupciais, podem avaliar a saúde tanto do homem quanto da mulher, preparando-os e sanado dúvidas a respeito de fertilidade, incompatibilidade sanguínea, doenças e até disfunções, o que pode comprometer a vida do casal futuramente.

Trata-se de exames simples, de sangue, urina e imagem, mas de grande importância, confira um pouco mais sobre quais são os exames pré-nupciais, apelidados carinhosamente de check up do amor.

Exames pré-nupciais para o homem

Homem conversando com médicoPara os homens os exames nupciais são os de sangue que servem para avaliar possíveis doenças sexualmente transmissíveis como hepatite B e C, AIDS, sífilis entre outras, também será feito exames de tipagem sanguínea, hemograma completo, exame de glicemia, de fezes, exame de sedimento urinário, para verificar função renal e por último um espermograma completo, esse exame é fundamental para verificar a fertilidade masculina, caso haja algum problema é possível iniciar um tratamento precoce, garantindo assim uma gravidez saudável e planejada para o futuro.

Exames pré-nupciais femininos

Mulher com médicaPara as mulheres os exames nupciais são basicamente os mesmos de sangue solicitados para os homens, porém os exames pré-nupciais para as mulheres incluem ainda os de toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, que são doenças extremamente prejudiciais se contraídos durante a gestação, ainda será solicitado o exame de sedimento urinário para diagnosticar possíveis cistites e uma avaliação ginecológica, incluindo o histórico clínico das pacientes para diagnosticar possíveis fatores de risco no caso de uma gestação, como hipertensão arterial, problemas de tireoide e diabetes.

Para mulheres que ainda não tiveram relações sexuais, a consulta ginecológica é importantíssima, pois além da avaliação história clínica, a noiva poderá sanar quaisquer dúvidas a respeito da relação sexual, garantindo assim tranquilidade na noite de núpcias.

Exames pré-nupciais quando fazer

Estetoscópio com coraçãoO ideal é fazer os exames pré-nupciais quatro meses antes do casamento, pois caso seja diagnosticado infecções virais ou bacterianas é possível tratá-las a tempo, assim como a toxoplasmose, algumas vacinas como a da rubéola, por exemplo, leva em média três meses para fazer efeito, portanto o quanto antes fazer os exames pré-nupciais melhor.

Alguns casais optam em não engravidar imediatamente após o casamento, nesses casos durante a realização dos exames pré-nupciais o casal deve discutir a melhor forma de prevenção, sendo assim, fazer os exames com antecedência possibilita a mulher adaptar-se ao uso da pílula anticoncepcional, caso seja esse um método escolhido.

Infelizmente ainda é baixo o número de casais que buscam fazer os exames pré-nupciais, que embora possa parecer antiquado, dado a modernidade dos relacionamentos atuais, eles evitam uma série de complicações futuras, por isso é fundamental prestar atenção à saúde do casal antes de se casarem. Portanto, no planejamento do casamento não se esqueçam de marcar uma visitinha ao médico ginecologista para ela e um urologista para ele, para os exames pré-nupciais.

Confira no vídeo uma entrevista médica sobre a importância dos exames pré-nupciais.

Saiba mais sobre outros exames

04/12/12 por Josi

   

Mais informações por email

Comentar