Exames essenciais à saúde feminina

Visitar o médico deve ser um ato constante na vida da mulher, pois doenças tipicamente femininas são diagnosticadas através de exames.

Saúde da mulher

Exames de rotinas são aqueles cuja finalidade visa prevenir e tratar a saúde evitando surpresas desagradáveis. Toda mulher deve se submeter a alguns exames periodicamente. O ideal é que essa pratica seja adotada a partir da primeira menstruação. A prevenção de certas doenças deve começar antes mesmo da primeira relação íntima. É recomendável, por exemplo, vacinar se contra o HPV e também a Hepatite B. O vírus do HPV é o um dos grandes responsáveis pelo câncer de colo de útero, já o vírus da hepatite B ou HBV é capaz de destruir o fígado silenciosamente.

Alguns exames de rotina são essenciais à saúde feminina, prevenir ainda continua sendo o melhor remédio. Além de manter hábitos saudáveis, consultar o ginecologista anualmente. Alguns exames de rotina tem início a partir da primeira ralação íntima e devem se repetir ao longo dos anos mesmo após a menopausa.

Mulheres com vida íntima ativa

Para mulheres com vida íntima ativa o Papanicolau entra na lista dos exames de rotina, além do Papanicolau é sempre bom pedir ao ginecologista o ultrassom pélvico trans vaginal e de mamas, colpos copia, vulvos copia, captura híbrida e exames de sangue.

Esses exames são de extrema importância à saúde feminina, por prevenirem ou apontarem alterações no colo do útero, além de miomas, cistos nos ovários e endometriose.

Para a mulher que deseja engravidar

Para a mulher que deseja engravidar os exames de rotina são mais abrangentes iniciando com o colesterol, a glicemia e os exames específicos para a avaliação detalhada do sistema reprodutivo.

A saúde feminina durante a gestação requer atenção redobrada e as realizações de exames sorológicos ajudam a detectar se há indícios de doenças tais como a toxoplasmose e a rubéola, ou algum tipo de virose, lembrando que tais cuidados protegem principalmente a saúde do feto.

Exame de mama

Para a mulher na menopausa

A menopausa é um período em que a mulher deve se submeter a exames periódicos para assegurar o perfeito equilíbrio orgânico e psíquico. O diagnóstico que indica a perimenopausa, ou o início da menopausa é realizado através de exame clínico. É uma época em que ocorrem várias mudanças no organismo da mulher, é comum, por exemplo, a ausência da menstruação ou os ciclos podem ficar mais curtos, além das irregularidades menstruais a mulher também pode vir a sentir ondas de calor, fraqueza, insônia e instabilidade emocional.

Todos esses sintomas ocorrem devido ao desequilíbrio hormonal muito comum no período que antecede a menopausa. Em alguns casos o médico poderá indicar a reposição hormonal para aliviar os sintomas. Os cuidados indispensáveis a partir do diagnóstico  que apontam a perimenopausa sugerem  os seguintes exames:  Papa-Nicolau  que  é o exame preventivo ginecológico capaz de detectar células cancerígenas, possibilitando o tratamento e a cura. A mamografia que é indispensável na prevenção ao câncer de mama. A densitometria óssea que é utilizado para diagnosticar a osteoporose.

Mulher na menopausa

Além desses exames é recomendável a realização do exame de colesterol para prevenir doenças coronárias e da aterosclerose, ou seja, a presença de placas de gordura nas artérias.

Saiba mais sobre saúde da mulher

Publicado por João
Revisado em 19/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades