Home » Beleza

Espinhas como acabar com elas

Se as espinhas teimam em não sair, principalmente quando tem algum compromisso não pode deixar de conferir as nossas dicas.

Menina com espinhas

Nada pode ser mais desastroso para vaidade feminina que as inconvenientes espinhas. Quando surge ocasionalmente apenas uma ainda é possível disfarçá-la com a maquiagem, o problema é quando são várias, parecem querer nos provocar, nos irritar, todas brilhantes, vermelhas e bem visíveis. Com a proximidade do verão o problema se intensifica para quem já sofre com as espinhas, pois nessa estação transpiramos mais, com isso a oleosidade aumenta gerando o aumento desse terrível incômodo.
Além do calor, vários outros fatores podem contribuir para o aumento ou surgimento das espinhas, entre eles alterações hormonais e hábitos alimentares inadequados, pois aquele conhecido ditado “você é o que você come” é a mais pura verdade.

A saúde de nossa pele está refletida em nossa mesa, portanto além de procurar um dermatologista para tratamentos e indicações mais específicas, você pode começar a se livrar do problema hoje, basta mudar seus hábitos alimentares. Para todos que sofrem com as terríveis acnes confiram as dicas do que incluir do cardápio, para se ver livre do problema.

>> Para manter a saúde não só da pele, mas de todo organismo é importante se alimentar a cada três horas fazendo pequenas porções. Fracione a dieta em até seis refeições diárias, cuidando em mastigar bem os alimentos.

>> Evite massas, condimentos, refrigerantes, salgadinhos, açúcares, alimentos embutidos e enlatados.

>> Sempre que possível consuma alimentos integrais como pães, biscoitos e cereais, assim como frutas cruas, preferencialmente com bagaço que aumentam as fibras, auxiliando no processo de desintoxicação do organismo.

>> Prefira carnes brancas, pois as vermelhas são muito gordurosas, opte por preparações grelhadas, cozidas e ao forno e fique longe de frituras.

>> Leite desnatado, queijo branco e iogurte light são excelentes fontes de cálcio, além de possuir menos gordura, portanto, sempre que possível inclua-os em seu cardápio.

>> Para diminuir as atividades das glândulas sebáceas consuma proteínas da soja.

>> Para todos que sofrem com processos inflamatórios ocasionados pelas espinhas, é essencial consumir nutrientes anti-oxidantes para neutralizar os efeitos dos radicais livres que ocasionam a inflamação. Esses anti-oxidantes são a VITAMINA C, encontrada em laranja, lima, couve e espinafre cru, limão, melancia, kiwi, brócolis, tomate, abacaxi, maracujá, acerola, morango, pimentão entre outros. VITAMINA E, presente no óleo vegetal, castanha, cereais integrais, amêndoas, leite, abacate, gérmen de trigo e avelã.

O BETACAROTENO é um poderoso anti oxidante encontrado em frutas e legumes de cor amarelo-alaranjado, como a cenoura, abóbora, melão e mamão. O ZINCO está presente em cereais integrais, peixe, frutas oleaginosas, leite e soja. Já o MANGANÊS pode ser encontrado também na soja, grãos integrais, aveia e pêssegos. O SELÊNIO está nos cereais integrais, peixes, frutas oleaginosas e na soja. Inclua em seu cardápio esses poderosos anti-oxidantes para evitar que as acnes inflamem e comprometam a beleza da pele.

>> Além desses cuidados, é indicado também à ingestão de ácido pantotênico, pois esse nutriente auxiliará na diminuição da secreção sebosa, que por consequência leva ao desaparecimento das acnes. Semente de girassol, levedura, cogumelos, brócolis, salmão, leite e fígado de galinha são fontes riquíssimas desse nutriente.

>> Para combater os compostos inflamatórios o segredo está em consumir alimentos ricos em ômega 3, encontrado na semente de linhaça, atum, bacalhau, salmão e óleos de peixe.

>> Para completar, além de todos esses cuidados com a alimentação a ingestão de água é fundamental, por isso para garantir a saúde da pele consuma no mínimo dez copos de água diariamente.

Podemos nem imaginar, mas um dos segredos para eliminar as espinhas está em nosso prato, portanto mantenha uma alimentação saudável e o organismo sempre hidratado e mande as espinhas para bem longe!

Tags:
Publicado por Josi
Revisado em 14/01/2011

Compartilhar