Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/mundomulheres/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde » Gravidez

Enjoo matinal na gravidez

Durante a gravidez principalmente nos primeiros meses é normal a mulher sofrer com os enjoos matinais. Saiba mais no Mundo Mulheres.

Todas as mamães sabem que sentir enjoos, principalmente na parte da manhã é normal, mas a gravidade dos enjoos pode variar muito, algumas mulheres não sentem nada ou sentem apenas leves náuseas, enquanto outras podem considerar o primeiro trimestre da gestação como sendo o mais penoso, mas não se desespere cerca de 70 a 80% das mulheres padecem desse mal que podem vir acompanhados por vômitos também, geralmente os enjoos são sentidos inicialmente na parte da manhã, porém podem ocorrer a qualquer momento do dia. Os enjoos matinais normalmente se iniciam na quinta ou sexta semana da gestação e dura até a décima segunda semana que é quando se inicia o segundo trimestre, a causa exata que leva as mulheres a enjoarem ainda é desconhecida, mas sabe-se que alterações hormonais que são comuns no início da gravidez podem desempenhar um papel importante, outro fator a considerar é que mulheres grávidas apresentam estômago “preguiçoso”, o que pode favorecer as náuseas. Para aliviar esse incômodo esteja atenta a alguns cuidados:

- Como já dissemos o estômago da mulher grávida esvazia-se mais lentamente, por isso evite fazer grandes refeições opte por comer pequenas porções.

- Os enjoos durante o dia costumam ser espaçados, procure nesses intervalos alimentar-se, jamais deixe de fazer alguma refeição temendo vomitar, pois o sentir fome também pode desencadear as náuseas.

- Evite comer e deitar em seguida, portanto nunca coma muito próximo ao horário de dormir.

- Se você tem vômitos o ideal é repor os líquidos perdidos, por isso esteja sempre bem hidratada ingerindo pequenos volumes de líquidos quando os enjoos passarem, líquidos frios tendem a ser mais tolerados pelo organismo da mulher grávida.

- Algumas mulheres durante a gravidez desenvolvem intolerância a certos alimentos e cheiros, se você já conhece bem o que lhe causa enjoos, evite-os.

- Se antes de engravidar você praticava exercícios não tente manter o mesmo ritmo, evite senti-se muito cansada e fatigada, não é necessário abandonar os exercícios físicos, porém é importante não cansar-se demais nessa fase inicial.

- Alguns alimentos como gengibre, melancia e limão costumam ser bem aceitos pelas grávidas, mas evite os alimentos muito apimentados ou gordurosos que tendem a piorar o quadro.

- Se notar que seus enjoos iniciam-se já ao levantar da cama, uma maneira de aliviar e acalmar o estômago é deixando um pacotinho de biscoito tipo crakers na cabeceira da cama, coma ao levantar um ou dois.

Apesar de serem muito incômodos, os enjoos raramente causam problemas ao desenvolvimento do feto e a maioria das mamães conseguem alimentar-se normalmente durante os períodos de alívio, mas caso perceba que suas náuseas não melhoram mesmo tomando esses cuidados acima citados, procure seu médico, pois em alguns casos são necessários a ingestão de medicamentos para controlá-las, porém evite a auto-medicação principalmente no primeiro trimestre, pois é quando o feto está se formando.

Tags: , ,
Publicado por Josi
Revisado em 30/07/2010

Compartilhar