Home » Saúde » Gravidez

Durante a gravidez pode pintar o cabelo?

Apesar de algumas mulheres ficarem insatisfeitas com sua aparência durante a gestação, deve-se tomar muito cuidado na hora das mudanças.

mulher pintando o cabelo

Na gravidez a mulher fica muito sensível e insatisfeita com seu visual, um período de novidades e adaptações, passando por diversas mudanças hormonais. Seu organismo também fica mais sensível e vulnerável se a mulher tingir o cabelo.

A maioria das mulheres utilizam algum tipo de química nos fios, e na gravidez cessam o uso devido aos produtos químicos como amônia, formol e benzeno encontrados em tinturas e outros produtos para o cabelo, pois estes podem ser absorvidos pela corrente sanguínea através dos vasos da cabeça e prejudicar diretamente o bebê que está em desenvolvimento.

Por que não pode pintar o cabelo durante a gravidez?

Não há nenhum estudo que comprove os malefícios dos produtos químicos durante a gravidez, mas dermatologistas e médicos proíbem o uso destes até os três meses de gestação, após este período eles indicam a tintura que não é feita desde à raiz, como as luzes e mechas, que utilizam uma touca para proteger o couro cabeludo.

Para as mães que estão em dúvida, a melhor resposta é o bem estar do bebê, até os três meses, muitas atividades que você fazia antes devem ser cautelosas nesta fase, como por exemplo, atividades físicas e esforços, tudo isso pode causar além da má formação do feto, também o aborto espontâneo.

Quando posso pintar o cabelo durante a gravidez?

pincel de cabelo

Os médicos recomendam apenas que os fios sejam pintados ou descoloridos após o terceiro mês de gestação, mas desde que os produtos não entrem em contato com o couro cabeludo e nem com a pele da gestante, o melhor é evitar, já que o cheiro destes produtos também são fortes e podem causar ardência nas vias respiratórias e até falta de ar.

Evite métodos de alisamento, permanentes e outros métodos que possam conter produtos que tragam algum tipo de risco.

Para as futuras mamães que estão entediadas com o visual, vale a pena investir em produtos como tonalizantes para os cabelos, eles tem curta duração, mas você pode fazer em casa mesmo o passo a passo e manter o visual, uma das vantagens é que os tonalizantes são mais em conta do que as tinturas e a manutenção no cabeleireiro.

Uma pesquisa feita em diversos países, apontaram como maior número de bebês que nasceram com má formação, aqueles que as mães descobriram a gravidez no segundo mês de gestação, que consumiram bebida alcoólica e pintaram os cabelos.

Se você acabou de descobrir a gravidez, informe a seu médico sobre todos os produtos que costuma usar, e fale um pouco também de sua rotina, converse com ele a respeito do que você deve ou não fazer neste período, geralmente os maiores cuidados são até os três meses, nesta fase, a coluna cervical e o cérebro estão se formando, é praticamente à fase mais importante para seu desenvolvimento.

A gravidez para à gestante, parece durar uma eternidade, mas passa tão rápido que até vai sentir saudades, por isso vale à pena se segurar um pouco no visual e investir na saúde do bebê, ser mãe e se sacrificar desde o comecinho, porque após a gravidez, você pode voltar a fazer tudo como era antes.

Quer saber mais sobre este assunto? Veja o vídeo sobre: É recomendado ou não pintar o cabelo durante a gravidez:

Tags: , , , ,
Publicado por Natalia Fraga
Revisado em 19/11/2013

Compartilhar