Doenças de pele mais comuns

Conheça quais são as doenças de pele mais frequentes durante o verão, inverno, em idosos, crianças e principalmente na pele do rosto.

Doenças de peleExistem alguns problemas de pele que são bem comuns, mas que precisam de muita atenção e acompanhamento médico. Esses problemas de pele podem surgir em qualquer parte do corpo e em qualquer pessoa, sendo muito comum na estação mais fria, pois é comum passar a tomar banhos mais quentes e demorados, menos hidratação da pele, menos água ingerida ao longo do dia e por ai vai.

Alguns incômodos de pele no calor também podem surgir, pois fatores típicos desta estação como a umidade, altas temperaturas e grande concentração de pessoas em um mesmo local, são propícios para o surgimento de doenças de pele. Saiba quais são as doenças de pele mais comuns durante o inverno e como se prevenir contra elas.

Doenças de pele mais comuns no inverno

A Eczema é muito comum durante o inverno, essa doença se acomete no corpo por que o mesmo entra em contato com substâncias que lhe causam alergia e irritação. Dois contribuintes mais comuns para a doença é o contato com tecidos que provocam alergia e a demora no banho com água muito quente, pois os mesmos causam o desgaste e descamação da proteção que temos para cuidar da pele.

Outra doença comum é a Psoríase, que apesar de não ter uma explicação tão exata, podendo ser genética, só se acomete quando há pouca exposição do corpo no sol. Ela provoca o surgimento de manchas avermelhadas no cotovelo, joelhos, couro cabeludo. O tratamento só deve ser receitado por um médico, por isso a procura do mesmo ao notar alterações na pele é importante.

Pele no inverno

Doenças de pele mais comuns no verão

A micose de praia é bem comum no verão, já que ela é adquirida devido ao sol, calor e umidade, e é mais comum em pessoas que possuam predisposição genética. Brotoeja, que é acometida ao andar muito descalço. Queimaduras com limão são bem comuns também, e acontecem quando a pessoa se expõe ao sol sem lavar as mãos corretamente, o maracujá e a laranja causam a mesma queimadura. Para evitar esses e outros tipos de doenças que podem ser adquiridas no verão, use protetor solar sempre que sair de casa e tome cuidado com o tempo que ficará exposto ao sol.

Passando protetor solar

Doenças de pele mais comuns em idosos

O descolamento na pele é muito comum nos idosos, e isso acontece devido à desidratação, ou seja, a perda de água da pele. A falta de água na pele causa o desaparecimento de fibras do colágeno, resultando na pele frágil e caída nos idosos. Outra doença bem comum é o câncer de pele, que é causado pela radiação ultravioleta e atinge mais facilmente os idosos por terem a pele mais frágil. O horário mais perigoso para os idosos ficarem expostos ao são é das 11:00AM às 14:00PM.

Problemas de pele em idosos

Doenças de pele mais comuns no rosto

Carcinoma Basocelular é uma doença adquirida geneticamente, e pode atingir a qualquer idade. É uma manchinha branca na pele e se tratada precocemente pode sumir, porém se tratada tarde demais, ela pode ir para a cartilagem e atingir os ossos, que precisará de cirurgia para ser retirada. A Rosácea é uma doença causada em peles muito oleosas, que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, a pele tende a ficar cheia de bolinhas vermelhas. É preciso um dermatologista para resolver o caso indicando medicamentos adequados para cada organismo.

Rosto de mulher

Doenças de pele mais comuns na infância

Eritema infeccioso é uma doença bem branda e que passa em mais ou menos duas semanas, porém é precioso cuidado, pois ela é contagiosa. A doença começa com sintomas comuns da gripe e erupções na face da criança, a pele fica quente e avermelhada. Outra doença de pele mais comum entre crianças é a catapora, como é mais conhecida, ou varicela, essa doença deixa o corpo cheio de bolinhas vermelhas causando muita coceira. As crianças saudáveis não devem se preocupar, pois ela passa em menos de duas semanas, porém em outros casos a catapora pode causar pneumonia e até mesmo lesão cerebral, por isso é importante à vacina.

Problemas de pele na infância

Ao notar algumas manchas na pele, não pense duas vezes antes de procurar um médico, pois a pele é um órgão muito importante para o corpo e preciso de alguns cuidados que devem ser tomados.

Saiba mais sobre os cuidados com a pele

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 31/10/2013 por Caroline

Tags: , ,

Mais informações por email


Comentar