Dieta hipercalórica o que é

A dieta hipercalórica é a melhor forma de ganhar peso de forma saudável, além de aumentar a massa muscular. Veja dicas desta dieta.

Dieta para engordarAlgumas pessoas têm dificuldade em ganhar peso o que pode gerar graves problemas físicos e emocionais. O fator preponderante nesses casos é o metabolismo acelerado que faz com que o corpo queime calorias em excesso ao longo do dia. A reposição incompleta das calorias gastas faz com que o corpo não consiga acumular a gordura necessária para manter o peso ideal. A dieta hipercalórica tem por objetivo fazer com que a pessoa ganhe peso e é indicada nos tratamentos da magreza excessiva e desnutrição.

Saiba como funciona e quais os alimentos são utilizados na dieta hipercalórica.

Como funciona a dieta hipercalórica

Primeiramente é preciso saber se a magreza excessiva não é sintoma de alguma doença ou algum problema glandular como, por exemplo, o desequilíbrio hormonal. Uma vez descartada a hipótese de algum problema de ordem física ou psíquica o médico ou o nutricionista pode vir a indicar a dieta de engorda. A dieta consiste basicamente na ingestão de uma variedade de alimentos cuja combinação possa criar um excedente calórico permanente.

A dieta hipercalórica é a fórmula ideal para ganhar peso com o acúmulo de gordura e o aumento da massa magra. O objetivo final é ganhar peso através do consumo de alimentos ricos em calorias, carboidratos e proteínas. Por não se tratar de uma simples complementação alimentar esse tipo de dieta requer disciplina e método.

Comendo macarrão

Dieta hipercalórica alimentos

A combinação de alimentos deve gerar em media de 1000- 2200 calorias diárias que devem ser divididas em seis refeições feitas de três em três horas. O ideal é fazer as refeições intercaladas buscando sempre aumentar a quantidade de calorias. No café matinal acrescente mel às frutas, iogurtes e cereais. Outra associação rica em proteínas e carboidratos é o leite com o chocolate juntamente com pão francês.

Ou ainda o pão mais o requeijão e um ovo. Combinar frutas com aveia, mel e ovo também é excelente para iniciar o dia com uma boa reserva de calorias. Entre o café da manhã e almoço um copo de suco de laranja e uma fatia de pizza ou uma esfirra, ou ainda uma fatia de bolo de chocolate com café. O almoço e o jantar devem ter as seguintes variações ou combinações: batata, macarrão, carne, arroz, feijão e por último a salada.

Na dieta de engorda a salada é o ultimo prato a ser servido, lembrando que é possível enriquecer a salada com cubinhos de queijo e presunto. O café da tarde deve ser tão reforçado quanto o café da manhã, pãezinhos brancos açucarados com leite e chocolate, ou frutas com leite e mel. O importante é que seja feita a combinação que melhor atenda ao seu paladar.

Comida balanceada para engordar

Antes de dormir uma sopa de legumes com carne bem cozida ou se preferir uma sopa de trigo simples. Caso queira algo doce à aveia com leite é uma boa opção. Durante o dia beba muita água entre uma refeição e outra. O importante é combinar os alimentos para que a dieta seja prazerosa e produtiva, ou seja, que a pessoa sinta se bem e engorde com saúde e muita disposição. Mas lembre-se que essa dieta deve ser passada por um médico.

Quer saber mais como funciona a dieta hipercalórica? Confira o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre dieta

21/10/13 por João

   

Mais informações por email

Comentar