Dieta certa para cada idade

Para cada fase da vida o corpo reage de forma diferente, igualmente quando fazemos uma dieta. Saiba mais no Mundo Mulheres.

Balança

No decorrer de nossa vida não é somente nossos interesses pessoais que mudam, nosso corpo também passa por diversas transformações e mudanças, quando se trata de dietas é importante saber que uma mulher de vinte anos, não tem necessariamente as mesmas necessidades de uma de quarenta, nosso corpo, assim como nosso metabolismo mudam em cada fase da nossa vida, por isso é preciso ter muito cuidado com as dietas, pois existe um tipo ideal para cada idade, porém o hábito de uma boa alimentação nas várias fases da nossa vida, priorizando certos alimentos e evitando outros, é bem vindo em qualquer faixa etária.

>> Geralmente aos 20 ANOS o corpo está no auge, com o metabolismo funcionando certinho, tudo em seu corpo funciona bem, pois há um equilíbrio hormonal, porém quando ocorrem certos desequilíbrios ou transtornos, pode-se desencadear um aumento de peso excessivo, esteja atenta aos sinais que o corpo emite, quando algo não está bem. Em seu cardápio não pode faltar proteínas, carboidratos, sais minerais, fibras e certos tipos de gorduras, pois essa combinação traz energia ao corpo, evitando assim de se formar aquela terrível barriguinha devido à melhora na digestão, beber água é fundamental!

É preciso atenção, pois é a partir dos 20 anos que se iniciam acúmulos de gordura abdominal, nos quadris, coxas, braços e costas, por isso cuidados com o corpo e alimentação devem ser mantidos desde já, nessa idade é muito comum os jovens optarem por comidas industrializadas nos famosos fast-foot, chocolates, refrigerantes, dentre outros que devem ser evitados, lembre-se, a maneira como você se alimenta e mantém seu corpo hoje, refletirá quando for mais velha. Outro cuidado que devemos ter aos vinte anos é com as dietas radicais, rigorosas e sem orientação médica, que até podem emagrecer em curto prazo, porém roubam saúde e beleza no futuro, pois comprometem todo o metabolismo, gerando desequilíbrios, portanto alimente-se a cada três horas, sempre de forma saudável e inicie uma rotina de atividades físicas.

>> Aos 30ANOS, conhecer seu corpo e seus limites é essencial. A partir dos 25 anos começamos a perder nossa capacidade aeróbica, ou seja, há uma diminuição de massa muscular, com isso ganhamos gordura o que torna o metabolismo lento, como consequência temos dificuldade em perder peso e facilidade em adquiri-lo. Nessa idade há também queda hormonal e inicia-se de forma muito discreta, porém progressiva a perda de colágeno, com isso quando não cuidada a pele tende a ficar fina, flácida e fraca, surgindo olheiras, celulite e rugas. Lembra da recomendação da prática de atividades físicas aos 20 anos? Então se chegar aos 30 anos sem manter um ritmo constante e sem cuidar da alimentação, provavelmente será uma forte candidata a obesidade, pois nessa faixa etária a probabilidade de sobrepeso aumenta consideravelmente.

Por isso em seu cardápio não podem faltar fibras e alimentos antioxidantes, vitaminas e minerais, além de muito líquido para hidratar a pele, proteínas para um fortalecimento muscular e para produção de colágeno, nessa idade é muito comum as mulheres sofrerem com a retenção de líquidos, portanto modere o consumo de sal e açúcar. Nada de dietas mirabolantes, pois um dos maiores pecados que cometemos contra nosso corpo é a pressa e a ansiedade em emagrecer rápido, o que levemos tempo adquirindo, fique longe de jejuns prolongados e medicamentos “milagrosos”.

>> Aos 40 ANOS as mulheres têm normalmente mais dificuldade para emagrecer, pois há uma queda na taxa metabólica, com isso as necessidades energéticas diminuem e o corpo gasta menos energia para funcionar, quem consegue chegar aos quarenta anos com um corpinho de causar inveja, deve ter cuidado redobrado para mantê-lo, através de dieta balanceada e atividade física, com isso previne-se doenças crônicas, tão comuns nessa idade e ainda minimizam-se os primeiros sintomas da menopausa.

Em seu cardápio não pode faltar linhaça, que aumenta a produção de estrogênio, invista também em proteínas para melhorar o funcionamento do metabolismo e aumentar massa muscular. Tomar água é fundamental, para desintoxicar o fígado, hidratar a pele fazendo com que fique mais suave, tendo mais flexibilidade e elasticidade. E nada de comer besteiras, não descuide da alimentação, dessa forma você não só manterá a forma física sadia como também a mente saudável por muitos e muitos anos.

Saiba mais sobre dieta

29/10/10 por Josi

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Tenho 14 anos e sou modelo,tenho que ter uma dietapa sempre balaciada certo? mas muitas pessoas não intend em,minha pergunta é;pelo fato de eu ser modelo e ter que manter a boa forma,minha idade está boa? e lembrando que eu n fico sem comer fico só na folha é claro q não,mas eu pego mas leve na minha alimentação qual dica me daria em relação a isso???

    joyce

    09/02/16

Comentar