Home » Filhos

Dicas para o seu filho ter uma alimentação mais saudável

Se você tem dificuldades que o seu filho coma alimentos saudáveis como verduras e legumes não pode deixar de conferir as nossas dicas.

Menina segurando maçã

Uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, então é essencial consumir todos os dias os nutrientes e vitaminas na quantidade certa para você poder ter uma vida com saúde. O problema é que nem sempre as crianças ingerem a quantidade de vitaminas e nutrientes suficientes, sendo que muitas vezes os alimentos industrializados que são bastante saborosos para o paladar infantil são os principais responsáveis pelo não interesse em comidas saudáveis.

Essa não ingestão de alimentos saudáveis pode ser uma tremenda dor de cabeça para os pais, que sofrem muito para convencer seus filhos a se alimentarem melhor. Foi pensando nesta situação que o Mundo Mulheres separou algumas dicas para que você possa fazer seu filho a comer melhor.

Experimentando coisas novas

De acordo com os nutricionistas, os bebês entre 7 e 12 meses desenvolvem o seu paladar de maneira muito rápida, por isso nesta fase é importante introduzir diversos alimentos às suas refeições, para que assim os pequenos se acostumem a experimentar coisas novas e ainda gostar de alimentos saudáveis. Quando a alimentação é muito repetida, você como mãe pode comprometer a receptividade da criança para os alimentos que possuem um sabor mais forte e diferente.

Dando papinha ao bebê

Deixar a criança participar

Uma boa dica para fazer seu filho comer alimentos mais saudáveis é passar a envolvê-lo mais nas decisões da família sobre o cardápio do dia e ainda deixa-lo ajudar na preparação. Uma ótima dica é leva-lo ao supermercado e pedir que segure a lista de compras, assim você irá dar o direito para que ele possa escolher coisas como, por exemplo, cenoura ou chuchu para a salada, melão ou maçã para a sobremesa.

Outra super dica é transformar à ida ao supermercado em uma brincadeira, por exemplo, você pode fazer um caça aos legumes, frutas e verduras. Desenhe os alimentos para que ele possa procurar no mercado. Monte pratos que ele possa participar da preparação e para que seu filho possa se sentir ainda mais importante, compre um chapéu de chef e até mesmo um avental.

Crinças ajudando a cozinhar

Utensílios coloridos e chamativos

Uma boa forma de deixar a comida muito mais interessante para os pequenos é usar utensílios como o pratinho, colher e o copinho bem coloridos e com desenhos. Além disso, você também pode criar apresentações diferentes dos alimentos, por exemplo, montar carinhas e bichinhos usando pedaços de frutas e vegetais.

Criança comendo

Prepare os alimentos de forma diferente

Alguns alimentos como verduras e legumes podem não agradar as crianças em função da maneira como estão sendo preparados. Então tente mudar a forma de preparo, por exemplo, você pode fazer uma deliciosa lasanha de berinjela, brócolis com um molho branco, patê de legumes para acompanhar o lanche da tarde e até mesmo o lanche da escola, mas lembre-se de dar preferência para bolachas e pães integrais.

Comida divertidas

Seja um bom exemplo

Servir de bom exemplo para o seu filho é uma das melhores maneiras para fazê-lo mudar os hábitos alimentares. Quando você come legumes, verduras e frutas e nunca falta em suas refeições, o seu filho irá encara como algo normal e assim a imitação será natural.

Mãe e filha

Então lembre-se que o seu filho precisa muito de uma alimentação saudável e que se você também ingere esses tipos de alimentos será muito mais fácil faze-lo comer.

Publicado por Haline
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar