Dicas para alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável envolve mais do que apenas beleza, pois comer corretamente agrega muitos benefícios para a saúde.

Seja para manter a forma ou ainda para cuidar da saúde, ter uma alimentação saudável pode trazer muitos benefícios. Mudar os hábitos alimentares pode fazer muita diferença quando subir na balança, além de manter a saúde.

Prato de comida saudável

Ter uma alimentação saudável é se prevenir de doenças tais como diabetes, colesterol e a própria obesidade, além de outros problemas de saúde. Mas se você busca realmente o emagrecimento, opte por manter uma alimentação saudável como uma reeducação alimentar e saiba que dietas milagrosas não funcionam tão bem assim.

Alimentos saudáveis – o que posso consumir?

A primeira coisa que é preciso aprender é: o que evitar. Alimentos gordurosos como frituras e fast-foods, refrigerantes, doces e alimentos industrializados. Consumir produtos saudáveis ao invés de lanches como salgadinhos pode significar uma grande mudança no cardápio.

Escolhendo as frutas

Frutas, legumes e verduras podem ser consumidos sem medo, mas é importante ressaltar que o ideal é se alimentar – sem exageros – a cada 3 horas. Podendo ser: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um lanche a noite. Prefira sempre alimentos livres de gorduras e naturais. E nada de salgadinhos industrializados durante os lanches!

Dicas de cardápios para alimentação saudável

Montar um cardápio para ter uma alimentação saudável não é nada complicado. Mas é importante ressaltar que nada troca uma consulta com um nutricionista, pois cada organismo é diferente, e cada um possui uma necessidade diferente em sua alimentação. Porém, algumas dicas são validas para quem quer começar a mudar seus hábitos.

Alimentos saudáveis

Substituir alimentos industrializados pelos naturais é o primeiro passo. Durante o café da manhã e os lanches, as frutas são bem vindas, assim também como pães, iogurtes naturais, leite desnatado, queijos brancos ou ricota, entre outros produtos que possuem grandes benefícios para o organismo.

Durante as principais refeições é importante consumir legumes e verduras, como brócolis, alface, beterraba, cenoura, couve, repolho ou qualquer outro, pois são muitas as opções. Substitua as frituras por carne grelhada, preferencialmente as brancas como peixes e frango. Assados ou cozidos também estão liberados.

Manter uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável quer dizer comer bem na hora certa: a cada 3 horas, pequenas refeições. E outra vez é importante lembrar: consultar um nutricionista é o melhor caminho!

Nesse vídeo do YouTube você confere a importância de comer bem e mais dicas sobre alimentação saudável:

Saiba mais sobe alimentação

Publicado por Ananda
Revisado em 02/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • mara

    25/10/15

    Muito massa
    responder

Comentar