Home » Beleza » Maquiagem

Dicas de maquiagem

A maquiagem já é algo fundamental na vida de muitas mulheres, mas apesar disso é comum ainda surgir dúvidas em relação a ela.

Dicas de maquiagem

Uma boa maquiagem completa qualquer look, nos faz sentir mais poderosas para enfrentarmos qualquer situação, seja ela corriqueira do dia a dia ou ocasiões mais sociais.

Para conseguir um efeito digno dos melhores maquiadores, alguns cuidados devem ser observados, o primeiro deles é hidratar a pele antes da maquiagem, fazer uma boa limpeza a fim de retirar impurezas e a oleosidade, uma esfoliação leve proporcionará uma pele mais fina e mais macia, finalize com hidratantes que contenham filtro solar, todos esses cuidados auxiliam na fixação da maquiagem, retirando o brilho indesejado da oleosidade.

Para as que sofrem com a oleosidade exagerada alguns cuidados podem ser seguidos, na hora da hidratação opte por sabonetes próprios para seu tipo de pele e evite produtos que contenham óleo em sua composição, pois causam obstruções dos poros, outro cuidado é com a temperatura da água que não deve ser muito quente e nem gelada.

Feito a hidratação, comece aplicando o primer, seu uso deve ser feito antes de iniciar a maquiagem, pois, sua função é preparar a pele conferindo um melhor acabamento, seu efeito disfarça a oleosidade e as rugas.

Segundo passo a aplicação da base, são mais indicadas a líquidas e cremosas por ressecarem menos a pele, escolha um tom mais claro que sua pele e aplique com uma esponja umedecida, na região T, testa, queixo e laterais do nariz, esse procedimento faz com que o rosto ganhe uma aparência mais “luminosa”.

Se você sofre com as terríveis olheiras, use corretivos, também indicados para minimizar pequenas imperfeições, como as espinhas, por exemplo, procure usar com um tom mais claro do que a base.

Fique atenta ao uso do pó facial, se você fizer uso de corretivos, aplique o pó facial para uniformizar a pele, pode aplicá-lo com a ajuda de pincel mais grosso ou com a esponjinha.

Cuidado para não exagerar e causar um efeito plastificado, se sua pele for boa você pode dispensar esse produto.

As sombras mais destacadas devem ser usadas em ocasiões mais especiais, lembrem-se sombras escuras tendem a diminuir os olhos ao contrário das claras que aumentam.

Você deve aplicá-las antes do delineador, tons mais escuros e fortes nos cantos externos dos olhos e bem rente aos cílios, tom mais claro na parte de cima, próximo a raiz da sobrancelha, o que predomina sempre é o bom senso para não exagerar na quantidade.

O delineador exige mais cuidado, principalmente para aquelas que não têm muita habilidade, para um traço fino use a ponta do pincel ou do lápis, para um efeito mais grosso incline um pouco o pincel, aplique de dentro para fora, bem junto á raiz dos cílios superiores de maneira uniforme.

O rímel é nossa arma para um olhar com cílios mais volumosos, para causar um efeito mais natural, use duas camadas nos cílios superiores, caso o rímel esteja ressecado aplique algumas gotinhas de soro fisiológico, outra dica para não borrar é secá-los com o secador.

Existem alguns truques para o uso do blush, pois de acordo com a sua forma de usá-lo você pode afinar ou “alargar” mais seu rosto, se for essa sua intenção aplique-o com um pincel na altura das orelhas trazendo-o em direção a maçã do rosto, se você quiser afinar, é só aplicar nas têmporas na altura entre as sobrancelhas puxando-o em direção a maçã do rosto, você pode retirar o excesso usando a esponjinha do pó compacto, sempre em quantidades moderadas para não aparentar artificialismo.

Assim como o blush os batons também têm lá seus truques que podem nos favorecer em certos aspectos, se você não nasceu privilegiada com lábios de Angelina Jolie, não se desespere, pois pode causar um efeito de aumento nos lábios, basta fazer o contorno com um lápis no tom mais escuro ao batom que vai usar na parte externa dos lábios, esfumacei-o com um pincel e aplique o batom.

Agora se o seu desejo for diminuí-los, o contorno deverá ser feito na parte interna dos lábios com um tom mais claro ao batom, para esses casos procure evitar o brilho e o gloss que tendem a aumentar os lábios, faço uso de batons com cores mais escuras.

Outra dica para fixar mais a cor, aplique o batom, retire o excesso com um papel absorvente, aplique uma fina camada de pó compacto e aplique novamente o batom, você perceberá que ele fixará por mais tempo.

Última dica, jamais se esqueça de retirar a maquiagem ao dormir dessa forma sua pele pode respirar, o ideal é retirá-la com produtos específicos como os demaquilantes, caso não tenha, use sabonete neutro e tônico facial, os produtos que contem álcool devem ser evitados para não ressecarem a pele, e para finalizar capriche na hidratação.

Tags: ,
Publicado por Josi
Revisado em 26/04/2010

Compartilhar