Home » Saúde » Alimentação

Dicas de alimentação saudável

Veja algumas dicas de como manter uma alimentação saudável e qual a importância e os benefícios que trará para a sua vida.

alimentaçãosaudável

Tudo o que precisamos para ter uma vida saudável é uma alimentação balanceada, o que nem sempre é possível nos dias de hoje, já que a correria do dia a dia não nos permite demorar tanto tempo na cozinha, o que quer dizer que muitas vezes deixamos de comer um alimento saudável em casa para comer alimentos não tão saudáveis na rua.

Os lanches, batatas fritas, refrigerantes, salgadinhos entre muitos outros são na maioria das vezes alimentos que estão mais presentes na nossa vida do que o arroz e o feijão. O ideal seria se voltássemos a comer alimentos saudáveis, por nós mesmos e pela nossa saúde. Veja abaixo algumas dicas de alimentação saudável para que você possa cuidar melhor da sua saúde.

Dicas de alimentação saudável para diabéticos

Há muitos mitos que cercam a alimentação de uma pessoa portadora de diabetes, principalmente em relação a não poder comer nenhum tipo de carboidrato, açúcar e muito menos carne vermelha. Sem dúvidas a dieta ideal para diabéticos varia muito de pessoa para pessoa, por isso um plano alimentar deve ser somente passada por um médico que fará uma avaliação no paciente.

Entretanto, algumas recomendações e alimentos são recomendados a todos como comer arroz, pães e massas integrais, pois o carboidrato presente nesses alimentos é digerido mais lentamente pelo organismo liberando a glicose aos poucos, sendo benéfico ao diabético, pois irá evitar que o mesmo tenha altos picos de índice glicêmico.

folhasverdesalimentaçãosaudavel

Fazer a ingestão de 3 a 4 tipos de frutas ao dia e sempre optando pelas menos calóricas, trocar o leite integral pelo semi desnatado ou desnatado, preferir pelos cortes magros de carnes vermelhas, maior ingestão de peixe como o salmão, truta e sardinha. Além é claro de uma alimentação rica em verduras e legumes cozidos e em formas de salada. Lembre-se de não exagerar na porção, por mais que seus alimentos sejam saudáveis.

Dicas de alimentação saudável no trabalho

É comum que durante a jornada de trabalho muitas pessoas optem pelas comidas de restaurantes e lanches rápidos de redes de fast food. Mas os cuidados com a alimentação também devem ser seguidos durante o serviço para a garantia de uma vida saudável, além de garantir mais disposição durante todo o dia.

As dicas para uma alimentação saudável no trabalho é alimenta-se a cada 3 horas, respeitando sempre o horário de cada refeição como o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Evite ao máximo substituir o seu almoço por lanches, caso a empresa disponibilize uma cozinha você mesmo pode levar o seu almoço. Para o almoço opte por porções práticas e saudáveis como saladas bem caprichadas, batata cozida, queijo fresco, atum, frango grelhado, peito de peru entre tantas outras opções.

pratodesalada

Para o lanche da tarde você pode optar por frutas fáceis de transportar ou um sanduíche feito com folhas de alface, tomate, peito de peru, ricota, frango desfiado e queijos brancos. Não se esqueça de tomar bastante líquidos como águas, sucos naturais, água de coco e chás.

Dicas de alimentação saudável para grávidas

É importante que durante a gravidez a mãe redobre os seus cuidados com a alimentação, pois agora o corpo vai precisar de muitas vitaminas e nutrientes para trabalhar na formação do bebê. O primeiro passo é lembrar que a gravidez não é uma época onde se pode comer de tudo e na hora que quiser, essa atitude irá resultar na ganha de peso. A regra de comer a cada 3 horas com seis porções diárias também vale na gravidez.

pratodesaladamediterranea

Neste período a mamãe vai precisar de muito ferro, ácido fólico, vitamina c, magnésio, cálcio, carboidratos, vitamina A e proteínas para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Esses alimentos são encontrados em carnes, ovos, feijão, derivados de leite, frutas, verduras, legumes, peixe, nozes, soja, arroz, pães integrais entre muitos outros alimentos. Lembre-se que cada grávida terá uma alimentação diferenciada e somente o médico poderá indicar a melhor para o seu organismo.

Dicas de alimentação saudável para o inverno

É normal que no inverno as pessoas comam alimentos mais calóricos, pois durante essa estação o corpo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. Mas para que a alimentação seja também saudável no inverno é preciso adotar alguns hábitos alimentares. Você pode preparar sopas de legumes e verduras, aumentar o consumo de cereais integrais, beber mais chá, comer nozes que é rica em vitaminas e selênio, frutas, chocolate mais com moderação e optar pela versão amarga e ovos, pois são ricos em proteínas, ácidos graxos e ômega 3 que ajudam os nutrientes a chegarem melhor e mais rápido ao cérebro.

Esteja sempre atento aos cuidados com a sua alimentação, as vitaminas, proteínas e ferro são muito importantes para a nossa saúde e não podem ser deixadas de lado.

Assista ao vídeo e veja a importância e os benefícios que uma alimentação saudável pode trazer para sua saúde e vida em geral

Publicado por Caroline
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar