Cuidados com o bebê na praia

Se você também tem dúvidas sobre o que levar e os cuidados que ter com o bebê na praia não pode deixar de conferir nossas dicas.

Bebê de chapéu

Se nestas férias você está planejando levar o seu bebê à praia é importante tomar alguns cuidados com o sol, vestuário, alimentação e principalmente com acidentes que podem ocorrer como, por exemplo, queimaduras do sol, afogamento ou mesmo o desaparecimento do pequeno. Para muitos pode parecer exagero, mas basta se descuidar por um minuto para coisas sérias acontecerem, principalmente se o seu bebê já estiver andando.

Foi pensando nisso que o Mundo Mulheres separou algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo suas férias na praia junto ao seu bebê.

O bebê pode tomar banho de mar?

Até os três meses de vida, a imunidade do bebê é bem baixa, então até que ultrapasse esse limite, os médicos não recomendam que seja exposto à água do mar. Outro fator é que nesta idade os bebês não gostam de água fria e o contato com a água do mar pode ser bem desconfortável para eles.

O ideal mesmo é que ele entre na água salgada a partir dos 6 meses, lembrando que os pais primeiro devem se certificar da qualidade da água e principalmente da limpeza da praia, pois como a imunidade dos pequenos ainda é baixa, ele pode contrair problemas de pele e até doenças mais sérias.

Mãe e bebê

Qual o melhor horário para ir à praia com o bebê?

Independente se você vai com o bebê ou não, o melhor horário para ir à praia é sempre antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas. Isso porque fora desses horários o sol é muito mais forte, podendo causar queimaduras e insolação, principalmente em bebês que são bem mais frágeis.

Bebê brincando

O bebê pode usar protetor solar?

Segundo especialistas somente bebês acima de 6 meses podem usar protetor solar, pois sua pele ainda é muito fina, sensível e permeável, estando sujeita à intoxicação pelas substâncias químicas do protetor. Então os bebês mais novos devem evitar ao máximo o sol, sendo que o ideal é mantê-lo sempre na sombra de preferência com roupa de algodão e linho de cores claras, além de um chapéu. Vale ressaltar que o guarda-sol não evita que os raios solares passem por ele, então a sombra do guarda-sol não é confiável.

Bebê no colo da mãe

O que dar de comer para o bebê na praia?

Segundo especialistas é melhor evitar dar alimentos de barracas e ambulantes, e principalmente sorvetes de marcas desconhecidas. O ideal mesmo é levar para a praia em uma bolsa térmica comidas e bebidas de casa ou mesmo do hotel em que possa estar. Vale lembrar que até a água de coco natural que é vendida na praia pode ser perigosa para o seu bebê, pois alguns locais podem não fazer o armazenamento correto do coco. Os alimentos mais recomendados para levar na praia caso o seu bebê já se alimente com comida sólida são bolacha de água e sal e maisena, biscoitos de polvilho, frutas, água, suco e água de coco.

Bebê tomando água de coco

O que não pode faltar na sacola do bebê?

Alguns itens são fundamentais para que o seu bebê possa ficar o mais confortável e protegido possível, por isso é importante arrumar a sacola do bebê com um pouco de antecedência para ter certeza de que não irá esquecer-se de nada. Confira as nossas sugestões.

Bebê birncando na areia

Caso o seu bebê já sente e também brinque, baldes, pás e brinquedinhos de areia não podem faltar.

Chapéu ou mesmo boné não podem faltar, pois são indispensáveis para a proteção da cabeça do bebê, mesmo que esteja de baixo do guarda-sol e com protetor solar.

Fraldas também não podem ficar de fora, pois caso faça xixi ou cocô e não for trocado logo, as chances de assadura devido ao calor são bem maiores.

Lenço umedecido são grande aliados das mães nas trocas de fralda, além de ajudarem na limpeza das mãozinhas e pezinhos que podem ficar sujos.

Piscina inflável pequena pode ser uma boa alternativa para refrescar o seu bebê, mas é preciso ficar sempre junto e ter cuidado com a quantidade de água de irá colocar.

Lembre-se também de levar sempre mais que uma toalha para que o bebê possa se secar e ainda improvisar um cantinho limpo quando o sono do pequeno bater.

Outro item indispensável em determinados tipos de praia é o repelente, que irá conter o ataque dos insetos. Mas vale lembrar que existe formulas especiais para bebês, e não deve ser aplicado em bebês abaixo de 6 meses.

 Saiba mais sobre bebês

06/01/15 por Haline

   

Mais informações por email

Comentar