Cuidados com a alimentação do recém nascido

Saiba a importância do leite materno para o recém-nascido e quais os cuidados ao introduzir a mamadeira e alimentos sólidos ao bebê.

Alguns fatores ainda na infância podem determinar aspectos positivos ou até mesmo negativos que podem ser percebidos durante o decorrer da vida, e uma delas é a alimentação. Um exemplo muito claro é o do leite materno, estudos comprovam que crianças alimentadas pelo leite da mãe durante um maior período de tempo são mais saudáveis e estão menos propícias a doenças.

Existem duas situações distintas que precisam ser avaliadas. A primeira ocorre quando a mãe amamenta o bebê e a segunda é quando por algum motivo a amamentação não ocorre de forma eficaz e a criança deve ser alimentada através do uso da mamadeira. Em ambas as situações alguns cuidados básicos são essenciais com a alimentação do recém-nascido.

Cuidados com a alimentação com o leite materno

O leite materno é o único e mais adequado alimento para o recém- nascido, apenas ele possui todas as vitaminas e nutrientes necessários para o funcionamento e desenvolvimento do organismo da criança até os 6 meses. Neste caso os maiores cuidados devem ser com a saúde e alimentação da mãe, pois é através do leite materno que o recém-nascido tira todas as vitaminas necessárias para o desenvolvimento.

Por isso é importante que a mãe consuma alimentos ricos em vitaminas e nutrientes para que o leite materno supra todas as suas necessidades. Lembre-se que a ingestão de todo ou qualquer medicamento somente deve ser feita através de orientação médica, pois os medicamentos podem ser ingeridos pelo recém-nascido através do leite e lhe causar problemas.

Cuidados com a alimentação com a mamadeira

Se por qualquer motivo a mãe não possa amamentar o recém-nascido a substituição pela mamadeira e pelo leite de vaca é indispensável. É importante frisar que o leite de vaca usado na alimentação do bebê não deve ser o integral, pois ele contém muito sódio e potássio que em alta quantidade é prejudicial ao recém-nascido. O leite ideal é aquele de formula infantil, ou seja, é leite de vaca modificado em laboratório para facilitar a digestão e a formação do recém-nascido.

Este tipo de leite é disponível no mercado com fórmulas indicadas para bebês de cada faixa etária. Não se esqueça que as mamadeiras devem ser higienizadas de forma adequada, lavadas em água corrente e depois fervidas ou banhadas com água quente para esterilizar ou contar com o uso de aparelhos específicos. Após todo o processo de higienização guarde em uma vasilha com tampa dentro da geladeira.

Momento de começar com alimentos sólidos

Ao completar seis meses tem início uma nova fase na alimentação do bebê, é o momento de introduzir alimentos sólidos. Porém apenas como complemento à refeição e não para substituir o leite que deve continuar sendo a principal fonte de nutrição, pois qualquer alimento que possa ser oferecido não possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança até o primeiro ano de idade.

A introdução pode ser feita com frutas e sucos sempre variando os sabores. A papinha pode ser doce ou salgada, uma boa opção é oferecer duas papinhas por dia, uma de cada tipo lembrando que estas são apenas um complemento, devem ser oferecidas em horários intervalados com as mamadeiras que continuaram sendo o principal alimento.

Não utilize sal no preparo das refeições e modere o uso do açúcar, lembrando que o sal só deve ser consumido e de forma moderada a partir do primeiro ano. Observe o surgimento de reações alérgicas após a ingestão de alguns alimentos, caso venha a ocorrer qualquer alteração busque orientação junto ao pediatra ou nutricionista.

Lembre-se que a alimentação adequada nesta idade é fundamental para o desenvolvimento do recém-nascido, proporcionando benefícios a saúde até a fase adulta.

Assista ao vídeo e veja mais informações sobre os cuidados que se deve ter com a alimentação do recém nascido:

Saiba mais sobre os cuidados com recém nascido

04/09/13 por João

   

Mais informações por email

Comentar