Corrimento marrom escuro o que é?

O corrimento marrom escuro é um problema que afeta muitas mulheres e pode ser provocado por diversas causas, incluindo hábitos da rotina.

Sapato e calcinha de mulher

O corrimento como popularmente é chamado, trata-se de uma secreção vaginal e um problema que afeta muitas mulheres. E, como a ocorrência pode ser determinada por causas variadas, a primeira e principal recomendação, é a consulta ao ginecologista. De acordo com os especialistas, é preciso avaliar o uso de medicamentos como anticoncepcionais, as relações íntimas, hábitos da rotina da mulher e o período do ciclo menstrual, para se chegar as causas do corrimento.

Corrimento marrom escuro, causas

Quando a mulher está ovulando, por exemplo, há grandes chances de ocorrer uma secreção clara e sem odor, sem estar relacionada a nenhuma doença. A região íntima produz um conteúdo ácido e inodoro para proteger-se de possíveis infecções, essa secreção conhecida como “clara de ovo" ou "corrimento normal" é produzida para facilitar a fecundação.

A menopausa e a perimenopausa, que é o período que antecede a menopausa, também podem ser um efeito desencadeador do corrimento marrom escuro, uma vez que a falta de hormônio desses períodos, podem ressecar a mucosa e irritar a área íntima, inclusive causando coceira. O uso de sabonetes, lubrificantes ou protetores diários também podem ressecar a mucosa provocando o corrimento marrom escuro.

Entretanto, é preciso ficar atenta ao corrimento marrom escuro com cheiro desagradável, colorações fortes ou que provoque coceira e ardência, infecções frequentes como a vaginose, a candidíase e a tricomoníase, podem manifestar tais sintomas, mas é preciso ter o diagnóstico preciso consultando um especialista para a realização de exames.

Mulher com cara de preocupada

Corrimento marrom escuro na gravidez

A ocorrência da secreção marrom escura em mulheres grávidas, principalmente depois da 6ª semana de gestação, é uma reclamação bastante comum. É preciso que a gestante esteja atenta às manifestações do corpo e procure um médico assim que notar o corrimento ou qualquer outra secreção. As alterações hormonais, normalmente podem gerar uma espécie de corrimento branco e sem cheiro.

Qualquer outra manifestação de cor, odor, ardência ou coceira pode ser um sinal de alerta. Caso o corrimento marrom escuro na gravidez seja relacionado a alguma infecção ou perda sanguínea, deve ser tratado imediatamente, sob o risco de complicações, como parto prematuro, ruptura da bolsa ou infecção pós parto.

Mulher grávida

Corrimento marrom escuro depois da menstruação

O corrimento marrom escuro depois da menstruação, pode ser provocado por vários fatores nocivos ou não a saúde da mulher. Um dos prováveis fatores do corrimento marrom, são os restos de menstruação, ou seja, em sua última menstruação, por fatores desconhecidos, a mucosa uterina não conseguiu sair totalmente, por isso, mesmo depois de dias que a menstruação já passou, é possível que seus restos ainda saiam em uma cor amarronzada. Em outros casos, o corrimento marrom escuro, pode ser um problema mais sério, como infecções pélvicas, câncer do colo do útero e DSTs.

Absorventes

Corrimento marrom escuro com odor

Como dito nos tópicos acima, quando o corrimento não possui odor, cor, ardência e nenhuma dor, pode ser considerado um corrimento comum, mas se ele vem em um tom marrom escuro e acompanhado de odor, ou seja, mau cheiro intenso, pode ser um sinal de Gonorreia. Caso este corrimento vier acompanhado de sangue, pode significar infecção por Clamídia, um microrganismo causador de várias doenças na mulher e no homem também.

Mulher tampando o nariz

Como evitar o corrimento marrom escuro

A regra de ouro na prevenção de corrimentos e outras manifestações, é o uso correto do preservativo e a consulta periódica ao ginecologista. Nosso organismo nos dá sinais quando algo pode não andar bem, como o corrimento, que pode ser indícios de problemas mais sérios. Cuidados diários como trocar o uso de sabonetes corporais (principalmente aqueles com creme hidratante, antibactericidas e antifúngicos) pelo uso de sabonete íntimo,  indicado pelo seu ginecologista, também ajudam na prevenção.

Roupas íntimas devem ser leves, de algodão e não apertadas. Por falar em roupas íntimas, evite usar amaciante ou água sanitária: o ideal é lavar a lingerie com água e sabão neutro. O uso contínuo de protetores íntimos diários também não são recomendados, assim como as lavagens internas (conhecidas  como duchas íntimas), pois podem tirar a proteção natural da mucosa.

roupa íntima no varal

Nunca tome medicamentos por conta própria, se suspeitar de algum problema mais sério, procure sempre orientação médica.

Quer saber mais sobre corrimento? Então não deixe de conferir o vídeo Corrimento feminino é normal? Do canal  Mundo Mulheres no Youtube:

Vejas mais sobre corrimento

10/05/10 por Haline

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Concordo!

    beatriz

    18/05/17

  2. Por favor quero saber o quero devo fazer

    yraildes rodrigues

    24/04/17

  3. Olá minha filha tem 14 anos é virgem e descobrimos no mês 10/2015 que tinha um císto no ovário sentio muita dor na barriga que desmaiou então fizemos todos os exames necessário para sabe oque era então na utra som vimos que o císto estava se desfazendo so que quando chega no período mestrual ela sente muita cólicas e tem mais oumenos 3o dias que ela vem reclamando de um corrimento escuro tipo marrom e as vezes preto e com um cheiro forte oque pode ser?tenho que procurar o ginecologista?

    sheila

    21/01/16

  4. Ola, hoje apareceu me um corrimento marrom escuro sem odor e a última vez que tive relações foi à 4 dias atrás. isto já me tinha acontecido antes mas tenho receio que possa tar grávida ou com infenção... podem me ajudar?

    myst

    10/01/16

  5. Eu estou também com corrimento marrom escuro ..começou hj..to muito preocupada ..ainda não sou mocinha .. acham que tenho que ir ao ginecologista ??

    nadia

    07/01/16

  6. Oxe isso e ormal eu teho 12 aos e sou pre-adolescemte e teho taem ão se preoucupe desculpe-me a emterete esta digitamdo tudo errado que raiva a js espero ter ajudado!!!

    maisa silva

    01/12/15

  7. Três vezes ao mês é preocupante

    viviane

    25/10/15

  8. O que é??

    carol

    18/10/15

  9. Olá, eu já sou mocinha mas nunka sinto colicas nas minhas mentruaçoes oq devo faze? e oq sera q é??

    lety

    15/02/14

  10. Olá boa noite estou com um corrimento muito escuro já tem uma semana, e eu queria saber oq faço pra ele acabar? ele não tem odor e nem nada. tenho que tomar algum remédio? eu ainda não fui no ginecologista, e estou preocupa. podem me ajudar?

    jéssica

    06/02/14

  11. Olá estou com coçeira e um corrimento marrom...tomei a pilula do dia seguinte e mestruei antes do tempo mas veio pouca mestruaçao sera q tem a ver? me ajudem

    bia

    29/01/14

  12. Mestruacao e orrivel ne gente

    gaby

    25/01/14

  13. Tenho um bebe de 1mes 25 dias ...ainda tenho colicas e tenho um corrimento marrom escuro oque pode ser?

    tamires

    24/01/14

  14. Meu corrimento está marrom com mau cheiro, e coça o que pode ser?

    polyana

    22/01/14

  15. Oii.. ei tomo tamiza 30 sem parar, minha ginecologista disse que tem que tomar todos os dias no mesmo horario mas as vezes eu esqueço e tomo 2 hs dpois e agora to com corrimento marrom e as vezes sinto um poquinho de colica embaxo da barriga, oq pode ser?

    ana paula

    18/01/14

Comentar