Conheça os benefícios da dieta do vinagre

A dieta do vinagre ficou muito famosa nos últimos tempos, pois o vinagre acelera o metabolismo, além de aumentar a saciedade.

Vinagre 1

O vinagre é um tempero muito usado na culinária brasileira, principalmente no preparo de saladas, no entanto, são poucos que conhecem os seus benefícios emagrecedores. Uma pesquisa realizada comprovou que 2 colheres de sopa de vinagre por dia leva a uma perda de peso 5 vezes maior, então não deixe de temperar a sua salada no almoço e no jantar com o vinagre. Saiba mais sobre os benefícios deste tempero.

Porque o vinagre emagrece?

O que acontece é que quando uma pessoa faz uma refeição rica em carboidratos, a tendência é ter uma elevação no nível de glicose no sangue. Isso acontece porque o pâncreas é obrigado a secretar mais insulina (hormônio responsável por baixar a taxa de glicose), para levar toda essa glicose ao interior das células. Então essa quantidade de insulina secretada pelo pâncreas faz os níveis de glicose baixar muito rápido, o que acaba provocando uma hipoglicemia reativa, que é a sensação súbita de fome, o que leva a pessoa a se alimentar novamente.

Então quando a pessoa se alimenta novamente, acaba ingerindo mais calorias aumentando assim as chances de ganho de peso. A insulina também é o hormônio que provoca o acúmulo de gordura no corpo, então quando mais insulina circulando no sangue, maior será a tendência do corpo estocar gordura. O vinagre ajuda a emagrecer porque ajuda a diminuir a glicose em excesso do sangue, assim evitando o excesso de insulina que ocorre após uma refeição que é rica em carboidratos.

O vinagre emagrece também porque é rico em ácido acético, que é um bloqueador natural das enzimas (responsáveis por absorver amidos e açúcar dos alimentos). Então quando as enzimas são bloqueadas, parte dos carboidratos não é absorvido evitando assim calorias que podem prejudicar o processo de emagrecimento. Mas é importante ressaltar que consumir vinagre em excesso pode fazer mal a saúde, por isso a dica é sempre consultar um médico.

Fita métrica

Como fazer a dieta do vinagre?

Como não é possível fazer uma dieta somente à base de vinagre, pois o mesmo em excesso pode causar danos ao fígado, estômago e duodeno, o recomendado é consumir de 2 a 3 colheres de sopa diariamente, nunca mais que isso. Você pode consumir qualquer tipo de vinagre, mas o mais recomendo é o vinagre de maçã, pois a maçã é uma fruta muito rica em pectina que é uma substância que prolonga a sensação de saciedade e melhora o transito intestinal.

Adicione as colheres de vinagre em sua salada, ou consuma sozinho, nunca passando de três colheres diárias. Mas vale ressaltar que sozinho o vinagre não faz milagres, por isso é importante aliar uma alimentação balanceada e saudável com a prática que atividades físicas. E sempre que possível consulte um nutricionista para uma melhor orientação.

Temperando salada com vinagre

Outros benefícios do vinagre

Neste tópico vamos falar exclusivamente dos benefícios que o vinagre de maçã pode trazer para a saúde. O vinagre de maçã é feito através da fermentação da fruta, que depois é oxidada com outros tipos de vinagre. Este produto é uma excelente fonte de vitaminais, proporcionando inúmeros benefícios ao organismo, principalmente por causa a ação fortalecedora do sistema imunológico.

Dentre os benefícios podemos destacar a redução de celulite, regulador do armazenamento de açucares, diurético, promove o rejuvenescimento da pele e cabelo, diminui a sensação de fome, combate doenças como anemia, artrite e asma, auxilia no tratamento de calos, ajuda na prevenção do mal de Alzheimer, controla a pressão arterial, fonte de fibras, ferro, antioxidantes, vitaminas, enzimas e ácidos orgânicos.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã deve ser incluso na alimentação diária, para que você possa usufruir de todos os benefícios que ele tem a oferecer. Pode ser encontrado em farmácias, mercados e casas de produtos naturais.

Saiba mais sobre outras dietas

13/04/10 por Haline

   

Mais informações por email

Comentar