Como fazer fondue para o Inverno

Para os dias frios, aposte em um delicioso Foundue. Prático, super fácil de fazer, possuí deliciosas variações que vai do chocolate à carne.




De origem suíça, o Fondoe é moda para esquentar o inverno que anda tão rigoroso nos últimos tempos. Para experimentar essa iguaria, é preciso apenas de uma panela quente, e um belo e saboroso caldo, para comer com frutas ou pão cortado em fatias.

Fonduecomosamigos

Agora, vamos aprender a fazer essa delícia de inverno!

Como fazer fondue no inverno?

Há duas formas de preparar o Fondue: A primeira são misturas prontas que podem ser compradas em supermercados que é só adicionar vinho banco e untar com azeite ou óleo a panela, da qual você pretende servir.

Fonduedecarne

A segunda forma: É o preparo realizado passo a passo, que consiste em misturar alho em uma panela de fundo antiaderente, juntamente com o vinho e os queijos suíços tradicionais, o estepe ou emmental e o clássico gruyère.

Já para o preparo do clássico fondoe de chocolate, derrete-se o chocolate que pode ser de diversos tipos: meio amargo, chocolate ao leite, setenta por cento cacau, chocolate branco com cookeis. Em uma panela, juntamente com creme de leite fresco.

fonduedechocolateemformadecoração

Para ser degustado com frutas, ou pequenos bolinhos para serem mergulhados na espiriteira ou rechaud (panela  própria para fondoe). Também há variações como chocolate com Amarula, Licor de Cereja ou com Nutella.

Fondueingredientes

Para o preparo do fondue de carne, necessita-se de alguns cuidados preliminares como preparar a carne antes com os temperos de sua preferência para que na espiriteira a carne possa fritar e ter o sabor desejado, há também algumas receitas  com molhos próprios para essa finalidade.

Modo de preparo

Para os fondues salgados: A base tanto para o de queijo, quanto para o de carne, é a espiriteira untada com alho, vinho seco ( tinto ou branco) e noz moscada.

A carne irá fritar na mistura de vinho e alho, e se manterá aquecida, para quem desejar, acrescente creme de leite fresco para incorporar cremosidade.

fonduedequeijo

Os queijos, devem ser misturados no mínimo dois tipos, na panela untada com alho, noz moscada e o vinho, o segredo é dissolver amido de milho em um pouco de água, até o queijo derreter na base da mistura.

Para os fondues doces: Com diversas variações, o clássico seria o chocolate derretido, juntamente com vinho, com uma pequena dose de conhaque, sempre mexendo suavemente na espiriteira, ou para ficar mais fácil, derreta o chocolate na mistura em uma panela normal e depois passe a mistura para a espiriteira.

Como servir?

Ao servir, preste atenção na quantidade de pessoas. Uma espiriteira média, serve em média quatro pessoas. Caso a reunião seja para mais pessoas aumente o número de espiriteiras.

Fonduedequeijoeacompanhamentos

Há toda uma etiqueta para servir. No kit do fondue, há pequenos grafinhos, que podem ser utilizados para apreciar o caldo. Porém, procure identificar o grafinho, seja ele por cor, ou por posição que ele fica colocado na espiriteira.

Fonduedoceesalgado

Uma dica valiosa, é não comer direto do grafinho, e sim colocar um prato de sobremesa para que o fondue seja degustado com grafo e faca.

Prepare em pequenos recipientes para os acompanhamentos: para o fondue de queijo: pão italiano, brócolis, mini cenouras, batatinhas cozidas, tomate cereja, salsicha, cubos de presunto e champignons. Já para o de carne, invista em molhos como: molho rose, molho de morango, molho de gorgonzola, molho de wasabi, molho de curry e o molho de mostrada.

casaldegustandofonduedecarne

Para o de chocolate, em pequenos recipientes separe: morangos, uvas,  pedaços de kiwi, banana, pêssego e pequenos bolinhos de chocolate.

Saiba mais como preparar um delicioso fondue no vídeo a seguir:

Publicado por Veronica
Revisado em 05/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar