Como evitar que o cabelo desbote

Com o passar do tempo o cabelo tingido vai desbotando ou mesmo amarelando no caso dos loiros. Saiba como evitar esses problemas.

Cabelos coloridos

Mais ou menos após uma semana o cabelo ser tingido ou mesmo descolorido, você já começa a perceber que aquela cor vibrante e aquele brilho já começam a sair, assim o cabelo fica desbotado e amarelado no caso dos loiros. Não importa se você usa a melhor tinta do mundo, uma hora o seu cabelo irá desbotar ou amarelar, principalmente as ruivas e as loiras.

Mas graças as tecnologias as mulheres podem contar com novidades em produtos que ajudam a manter a cor por muito mais tempo. Quer saber mais? Então não deixe de conferir as dicas a seguir.

Porque o cabelo desbota e amarela?

Vários fatores são responsáveis pelo desbotamento dos fios como, por exemplo, o sol. Os raios UV penetram bem no interior do fio (onde ficam os pigmentos naturais e artificiais) oxidando-os. A água quente também é responsável por desbotar a cor, pois ela resseca o cabelo, deixando-o sem brilho e facilitando a saída da cor. Já o cabelo loiro tende a ficar amarelado com o passar do tempo, sendo um processo natural e inevitável.

Cabelo castanho

Lavagem dos cabelos

A lavagem diária do cabelo pode ajudar a desbotar ainda mais rápido a cor, o ideal para as mulheres de cabelos mais oleosos é lavar dia sim e dia não. Neste dia que você não irá lavar os fios e sentir que eles estão começando a ficar oleosos, use um shampoo a seco, pois ajuda a tirar a oleosidade mantendo o cabelo até lava-los novamente.

Lavando os cabelos

Dicas para ruivas e morenas

É fato que as mulheres que tingem o cabelo com tons mais escuros como os ruivos, marrons e castanhos sofrem bastantes, pois os pigmentos dessas cores saem mais rapidamente. O ideal para essas mulheres é usar shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de cor, além de fazer hidratações toda semana, pois é dessa forma que você irá retardar o desbotamento.

Para as mulheres ruivas, é fundamental usar um produto chamado Relights, que é um tonalizante que não altera a cor dos fios, mas ajuda a realçar o tom e o brilho dos cabelos. Outra dica é evitar produtos com o Ph alto e produtos antirresíduo, pois também fazem os pigmentos saírem mais rápidos.

Uma super novidade e que ajuda na fixação da cor dos fios é o Primer para cabelos. Este produto ajuda a fechar as cutículas, uniformiza a textura das mechas, reduz o aspecto ressecado e pontas duplas, proporciona efeito quase aveludado e envolve o fio em uma camada protetora, assim minimizando os danos.

Mulher ruiva

Dicas para as loiras

As mulheres loiras podem enfrentar duas mudanças de tom,  o amarelo que é um processo natural dos fios, e o verde que é causado pela água de piscina ou do mar. Na maior parte dos casos quando o cabelo castanho é clareado, depois de um tempo é comum que o mesmo vá ficando amarelado ou alaranjado. Para neutralizar esse pigmento é necessário usar uma cor oposta, por exemplo, violeta quando o cabelo está amarelado, azul e prata quando está alaranjado.

Existem produtos específicos para este tipo de problema como shampoo, condicionador, banho de brilho, matizadores e tonalizantes. O ideal é aplicar esses produtos uma vez por semana, mas caso o seu cabelo esteja bastante amarelado, você pode usar em dias alternados, até que o amarelo diminua e o platinado volte. Para manter a cor é recomendado usar os produtos a cada quinze dias ou uma vez por semana, e como estes tipos de produtos tendem a ressecar os fios, é importante fazer hidratação após o uso.

Já para as mulheres que sofrem com o esverdeamento dos fios que é causado pelo cobre encontrado na água da piscina, o ideal é lavar o cabelo com um shampoo antirresíduo duas ou três vezes seguidas. E não se esqueça da hidratação, já que este tipo de shampoo resseca bastante os fios. Outra maneira de tirar o esverdeado é aplicar leite integral em todo o comprimento e deixar agir por uns 15 a 20 minutos. Você também encontra no mercado produtos para aplicar no cabelo antes de você entrar na água, assim ajuda a evitar este problema.

Mulher loira

Essas são algumas dicas que ajudam a manter a cor dos cabelos mais viva e por muito mais tempo. Mas lembre-se que a ida a um profissional é indispensável.

Saiba mais sobre cabelo

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 27/04/2015 por Haline

Tags: , , ,

Mais informações por email


Comentar