Home » Beleza » Pele

Como é a pele de cada idade

Com o passar dos anos a pele vai mudando muito, por isso é importante usar produtos para a sua idade e para seu tipo de pele.

Pele de cada idade 1

A pele de qualquer pessoa no mundo com o decorrer do tempo irá passar por mudanças, que podem sim ser amenizadas com cuidados específicos. Claro que não é possível deter o envelhecimento, independentemente dos produtos e tratamentos usados, a pele sempre irá passar por mudanças que nunca irão conseguir reverter por completo. Mas as marcas do tempo podem sim ser menos visíveis, caso siga dicas para manter a pele sempre saudável, seja qual for à idade.

A pele a partir dos 20 anos

Dos 20 aos 30 anos de idade a pele ainda é bem firme e viçosa, mas começa a registrar marquinhas bem finas de expressão e também manchas do sol. Por isso é nesta fase que a limpeza é fundamental para manter a pele livre de impurezas e problemas como a acne. Por isso a dica é lavar o rosto de manhã com um sabonete específico para o seu tipo de pele (seca, oleosa e sensível), para que toda a oleosidade natural seja removida.

No período da noite também é importante lavar o rosto para que todas as impurezas acumuladas durante o dia sejam removidas. Não se esqueça de que fazer uma esfoliação, seja ela caseira ou mesmo com um profissional também é importante, e não se esquecer nunca de usar um hidratante diário para o seu tipo de pele e o uso do protetor solar, pois será ele quem irá evitar as manchas do sol e o envelhecimento precoce da pele.

Pele dos 20 anos

A pele a partir dos 30 anos

Dos 30 aos 40 anos, as rugas começam a dar os primeiros sinais, principalmente nas mulheres de pele mais clarinha. Isso ocorre por causa do declínio das funções celulares, ou seja, o organismo já não fabrica tanto colágeno (substância que dá elasticidade e firmeza a pele), com isso a pele não se renova como antes e começa a ficar flácida.

É nesta fase que o uso de cremes anti-idades deve começar, pois eles estimulam o processo de renovação celular e dão o colágeno que o organismo já não consegue fabricar como antes. Lembrando que esses cremes anti-idades devem ser usados no rosto, pescoço, colo e também nas mãos, pois são os lugares que mais evidenciam a idade da mulher.

Esses tratamentos devem ser aliados com as dicas do tópico acima, principalmente o uso de protetor solar, pois será ele quem irá evitar as agressões solares. Nesta fase da vida, como dica para evitar ainda mais as linhas de expressão, os peelings também é uma ótima opção.

Pele dos 30 anos

A pele a partir dos 40 anos

A mulher que está entre os 40 e 50 anos vai começar a notar a pele mais fina, além do surgimento de alguns vasinhos. Isso por causa da falta de umidades e a menor produção de colágeno e elastina. Por isso nesta fase a limpeza, esfoliação e a hidratação devem ser constantes para que os poros não fiquem obstruídos e facilite o surgimento de cravos. Opte por cremes à base de retinol e fórmulas que irão ativar a produção de colágeno.

E não se esqueça de recorrer aos peelings. Outra dica fundamental, mas que muitas não dão valor é ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes como aminoácidos, glucosamina e vitaminas B6, A, C, D e E, além de beber muita água. E não se esqueça de continuar com os tratamentos citados acima e também com o uso do protetor solar, pois nada é capaz de substitui-lo.

Pele dos 40 anos

A pele a partir dos 50 anos

Geralmente é nesta fase que as mulheres entram na menopausa, e por causa destas alterações hormonais as rugas ficam mais pronunciadas e a pele tende a ficar mais seca e flácida, principalmente ao redor dos olhos e do maxilar.

Para as mulheres que não frequentam as clínicas estéticas, essa é uma boa hora para começar, pois será fundamental para reduzir os sinais da idade e não se esqueça de continuar com todos os tratamentos citados acima.

É nesta fase também que as cirurgias plásticas podem ajudar muito, além da aplicação de toxinas botulínicas. Para ajudar também acrescente mais alimentos como batata, cenoura e laranja a dieta, pois irão ajudar a restaurar o colágeno e assim recuperar a firmeza.

Pele dos 50 anos

Nenhum dos tratamentos citados aqui são milagrosos, mas quando feitos corretamente e diariamente, principalmente o uso do protetor solar, podem sim retardar os sinais do envelhecimento.

Tags: , ,
Publicado por Haline
Revisado em 08/04/2009

Compartilhar