Home » Comportamento

Como controlar a ansiedade

Ansiedade pode ser definida como uma sensação difusa ou vaga de apreensão e tensão acompanhada de palpitação e desconforto abdominal.

Mulher ansiosa

A ansiedade é um sentimento de apreensão vago desagradável que costuma atingir boa parte da população, em uma grande maioria as mulheres. Esse sentimento vem quase sempre acompanhado de algumas sensações físicas, como palpitações, opressão no peito, falta de ar, dor de cabeça, frio no estômago, como costumam dizer ou na espinha. As pessoas e, principalmente as mulheres costumam sofrer com o excesso desse sentimento, pois devemos lembrar que uma dose de ansiedade é bom já que funciona como um sinal de alerta, que adverte sobre perigos que ameaça a se concretizar e torna o indivíduo apto a tomar medidas para enfrentar tais ameaças e perigos. A ansiedade é um acompanhamento natural da mudança, do crescimento e da experiência de algo novo que estamos a realizar e que nunca foi tentado antes, é um sentimento necessário para se levar a vida com mais cautela.

Mas, é claro que como sabemos tudo de mais, em excesso é prejudicil, com a ansiedade acontece a mesma coisa, é o que chamamos de ansiedade patológica. Esta se caracteriza pela excessiva intensidade e em prolongada duração do sentimento, que ao contrário de contribuir para a cautela diante do desconhecido, só faz atrapalhar, dificultar e impossibilitar a adaptação diante do novo. Nesse nível a ansiedade deve ser controlada, para que assim não passe a prejudicar a qualidade de vida da pessoa. Por isso, veja algumas maneiras de controlar a ansiedade:

A dica mais saudável e como se pode dizer, mas eficiente é praticando exercícios físicos. Dessa maneira além de você começar a ter uma vida muito mais saudável, ainda é uma ótima técnica de tratar a ansiedade excessiva. Pois, a prática de exercícios físicos aumenta a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. Outra maneira de controlar a ansiedade é realizando sessões de massagens, acupuntura, além de meditação e ioga. Pois, essas são técnicas utilizadas para reduzir o estresse diário, que consequentemente ajuda a diminuir a ansiedade que costuma aumentar por conta do estresse.

Outra maneira de controlar a ansiedade é respirar de maneira correta, ou seja, respirando e inspirando lentamente pelo nariz, sempre com a boca fechada. Evitar pensamentos negativos e catastróficos também é uma maneira de controlar a tal ansiedade, já que essas são características existentes em pessoas extremamente ansiosas. E para finalizar mantenha uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis que também ajudam no controle da ansiedade, assim como os rico em triptofano, uma substância precursoracda serotonina, como exemplos o chocolate e a banana. Mas, lembre-se de consumir de maneira moderada, para não ganhar quilos extras, pois esses alimentos são bastante calóricos.

Tags: ,
Publicado por Talita
Revisado em 08/09/2009

Compartilhar