Como conciliar trabalho e filhos

Conciliar trabalho e filhos de maneira prazerosa pode ser mais fácil do que se imagina, confira dicas de planejamento para o dia a dia.

Mãe indo trabalhar.Com o passar dos anos a mulher foi se tornando cada vez mais independente de seu parceiro e começou a ganhar espaço no mercado de trabalho atribuindo em funções disputadas muitas das vezes por homens. Porém com a independência financeira e um relacionamento estável surge o grande desejo de ser mãe, e com esse desejo as preocupações futuras como conciliar sua carreira profissional e a maternidade.

Para que essa decisão não se torne um dilema, programe o momento ideal para engravidar, escolha de que forma você sentirá mais confortável e seguro escolhendo o profissional que cuidará de seu filho enquanto trabalha . O planejamento pode ser um método bem prático e te auxiliar na hora da maternidade.

 Dicas para conciliar trabalho e família

família reunida feliz.Conciliar a vida familiar com a profissional não é nada fácil para uma mulher, no entanto com a modernidade e tecnologia fica um pouco mais tranquilo na hora da comunicação. Existem algumas dicas para as mulheres que não abrem mão do sonho de ser mãe e profissional dividir – se de maneira saudável para suas duas paixões.

A primeira dica é ter momentos de qualidade com seu filho quando estiver em casa, converse, ria, leia, ouçam música, enfim se divirta e faça desses pequenos momentos mais que especiais. Outra maneira de conciliar o trabalho, filhos e marido é planejar sua rotina, como almoçar em casa quando todos estão juntos, sempre que puder telefonar para saber dos filhos e acima de tudo ter bastante diálogo e dar espaço para a criança dizer como foi seu dia longe da mãe.

Como conciliar trabalho e bebê

Mãe trabalhando com o bebê.Depois da chegada do bebê fica um pouco complicado para as mães  retomarem sua vida profissional, pois aquela insegurança e culpa por deixar a criança bate e muitas vezes chega a falar mais alto. Segundo relato de várias mães e profissionais que trabalham fora o melhor a se fazer é começar a planejar essa volta ao trabalho ainda na gravidez para ir se acostumando com a ideia e não haver tanto sofrimento.

A escolha prévia da escola, da babá, participação do marido, da mãe é fundamental para esse planejamento. Elaborar  tudo para a chegada do bebê fica muito mais fácil, montando os esquemas de horários de amamentação, passeio e momentos juntos conforta e alivia essa tensão de ter que deixar o bebê por um longo tempo longe do carinho da mãe. É fundamental que a mãe pense de maneira positiva e queria realmente trabalhar, caso contrário as duas funções mãe e profissional poderá ser frustrantes e com baixo desempenho.

É possível conciliar trabalho e lazer

Família em laserCom a modernidade e o consumismo desenfreado é muito raro encontrar pai e mãe que não trabalhe fora e deixe seus filhos nos cuidados de outras pessoas. Para que essa tarefa de trabalhar fora não se torne um dilema, conciliar o trabalho e o lazer com os filhos e o marido pode ser uma ótima maneira para desestressar.

Os momentos de lazer é de extrema importância na vida dos seres humanos ainda mais para pais que trabalham exaustivamente a semana toda, esse momento em família é fundamental para um bom desenvolvimento da criança. Realizar tarefas mesmo que simples juntos, como lavar um carro, arrumar a cama, andar de bicicleta já é uma forma de troca de carinho e parceria entre pais e filhos. Jogar conversa fora, jogar vídeo game, preparar o jantar juntos e até planejar uma viagem no fim de semana se tornarão momentos importantes para a infância e para boas lembranças dos pais.

Conciliar trabalho e filho pode ser mais prazeroso do que se imagina, realizar a tarefa de ser mãe e profissional dá a mulher motivo a mais para ser feliz, pois sem ambos a vida se tornaria vazia demais.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre como conciliar trabalho e família.

Saiba mais como conciliar trabalho e filhos

Publicado em 22/05/2013 por Raquel
Revisado em 14/07/2017

Mais informações por email


Comentar