Home » Saúde » Gravidez

Cólicas no início da gravidez é normal?

Durante os 9 meses de gravidez, o corpo da mulher passa por várias transformações internas e externas que podem trazer desconfortos.

Grávida com as mãos na barriga. Várias transformações visíveis e não visíveis acometem o organismo da mulher durante toda a gravidez. Essas transformações vão desde enjoos, dores de cabeça, cansaço, entre outros desconfortos que costumam assustar muitas gestantes. Essas mudanças ocorrem porque o corpo da mulher passa a também ter que “cuidar” de outro ser vivo, ou seja, agora ele é responsável pelo desenvolvimento total do seu bebê, usando muito mais energia do que de costume.

Outra grande preocupação da mulher durante a gravidez são as cólicas, sangramentos e corrimentos que podem acompanhar toda a gestação e causando grandes incômodos. Saiba o porquê desses fatores e como acabar com eles.

Sentir cólicas no início da gravidez é normal?

Sentir cólicas durante a gravidez é normal, mesmo que não seja tão comum. Carregar outro corpo dentro do seu, exige alguns sacrifícios, como ter a musculatura pélvica pressionada, além de pressionar as veias e os ligamentos internos do corpo também.

As sensações de desconforto são as cólicas. Durante a primeira gravidez, principalmente, é normal sentir cólicas no inicio e no final, devido ao crescimento uterino. Caso a mulher tenha passado por uma cirurgia anterior, será normal ela sentir ardências e dores.

Cólicas durante a gravidez.

Cólicas e sangramentos no início da gravidez são normais?

As dores começam como cólicas e à medida que crescem, ou seja, ficam mais intensas, podem evoluir e serem acompanhadas de pequenos sangramentos. O sangramento é menos comum que a cólica, porém, há casos de mulheres que pensam estar menstruadas, não suspeitando de uma gravidez.

Por isso é importante que ao descobrir uma gravidez, seja procurado um médico ginecologista, pois ele examinará a paciente e saberá as melhores maneiras de lidar especificamente com o caso dela. As cólicas quando acompanhadas de sangramento, podem indicar em casos mais graves, até a perda do bebê, por isso é indicado procurar um médico imediatamente, para que a mamãe e o bebê fiquem seguros.

mulher grávida deitada.

Cólicas e corrimento no início da gravidez são normais?

Ter um pequeno corrimento durante a gravidez é normal, pois durante esse período, grandes transformações hormonais ocorrem podendo gerar um corrimento de cor clara e sem cheiro. Mas caso esse corrimento seja amarronzado, esverdeado, amarelado, acinzentado ou até mais escuro, com mau cheiro, acompanhado de dor ao urinar ou nas relações íntimas, pode ser um quadro mais perigoso, como uma infecção séria ou DSTs, por isso o recomendado é a procura urgente de um médico para uma melhor avaliação.

Para evitar o corrimento anormal na gravidez, alguns médicos indicam lavar a região íntima externa somente com água e sabonete neutro ou íntimo, não lavar a região íntima interna com duchas e dê preferência, limpar-se com lenços umedecidos ou mesmo lavar a região ao usar o banheiro.

Grávida segurando sapatinho de bebê.

O mais importante é que antes da gestante tomar qualquer decisão sobre as cólicas, sangramentos, corrimentos ou qualquer outra mudança incômoda durante esta fase, o médico deve ser procurado, pois a vida do bebê é muito frágil ainda no início da gravidez, por isso esses cuidados são necessários.

Confira o vídeo no Youtube do canal Mundo Mulheres que separamos para você e saiba se gravidez e corrimento é normal?

Tags: , , ,
Publicado por Caroline
Revisado em 04/11/2013

Compartilhar