Cólicas menstruais como aliviar

Todos os meses, muitas mulheres sofrem com a cólica menstrual, saiba como evitá-la de maneira correta para que amenizar sua dor.

Cólica menstrual 1

Quase todas as mulheres já tiveram ou terão em algum momento da vida fértil as dores da cólica menstrual, que ocorre na região pélvica, causando grande desconforto e muitas vezes até a incapacidade. Conhecida também como dismenorreia, é muito comum ocorrer nos primeiros dias de menstruação ou um dia antes, isso porque nesta fase uma substância chamada prostaglandina é liberada e faz com que o útero sofra contrações para que endométrio (menstruação) seja expelida, causando dores leves, médias e fortes.

A dor é normal durante um ou dois dias no máximo e ainda podemos classificar como uma dor suportável a ponto de cessar com um banho quente, por exemplo. As dores fortes e incapacitantes por mais de dois dias estão ligadas a maiores problemas como a endometriose, miomas e até tumores.

Cólicas menstruais como tratar

Além de procurar seu médico ginecologista, tente identificar sua dor se ela acomete nas pernas, costas, ombros ou se fica apenas na região pélvica, além disso, é importante lembrar que as cólicas fortes podem causar dor de cabeça, vômitos, queda de pressão arterial ou elevação. Cada intensidade de dor significa algo diferente.

O tratamento primeiramente consiste na realização de exames laboratoriais e clínicos, como a cólica forte pode estar ligada a diversos fatores é preciso identificar as causas para que o tratamento seja devido, há casos de tumores ou miomas que é necessário o procedimento cirúrgico. Geralmente nos casos que não são graves, o uso de anticoncepcionais ajuda no tratamento, além de outros medicamentos prescritos pelo médico de acordo com o principio da dor.

mulher com cólica

Cólicas menstruais como amenizar

Para amenizar as dores algumas atitudes podem ser a solução como evitar alimentos gordurosos nesta fase, além de abusar da atividade física, consumir muita água e alimentos saudáveis e chás, a bolsa de água quente ou o banho quente também podem amenizar as dores na região pélvica. Lembrando que a cólica surge na idade fértil e principalmente na adolescência, fase em que o organismo sofre alterações hormonais. Quando ela ocorre acima dos 25 anos o risco de problemas graves é maior.

mulher deitada com cólica

Cólicas menstruais muito fortes como aliviar

Para alívio das dores fortes além do uso de medicamentos, atividade física como o pilates e ainda tratamentos com acupuntura. Os medicamentos analgésicos podem ser a solução, fazer atividade física é indicado pela liberação de hormônios do prazer como a endorfina, mas também é preciso repouso. Colocar as pernas elevadas para cima podem melhorar a circulação sanguínea nesta região, além de massagens terapêuticas e tratamentos fitoterápicos podem solucionar as dores. Para garantir uma vida mais saudável sem cólicas, evite o sedentarismo, a automedicação, alimentos que provocam gases e problemas intestinais o que pode aumentar as dores e até causar diarreia.

garota com cólica

Procure um médico ao sentir dores incapacitantes, pois  não é normal, a cólica não pode atrapalhar o um dia de trabalho e fazer com que você fique na cama se automedicando, ela deve ser tratada pelo médico responsável devidamente, o tratamento precoce previne maiores problemas futuramente.

Leia mais sobre cólicas

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 05/11/2013 por Natalia Fraga

Mais informações por email


Comentários

  • kelly barreto maximiano

    08/12/15

    Ameu essa reportagem tenho ovário policísticos e tomo pílula anticoncepcional para regular posso colocar bolsa de água quente no lugar que dói?
    responder

Comentar