Chocolate: Mocinho ou Vilão

Você sabia que o chocolate é capaz de trazer diversos benefícios para a nossa saúde? Saiba mais conferindo o artigo.

Chocolate 1

Considerado o grande vilão das dietas, o chocolate sem dúvida é um dos doces mais saborosos e deliciosos do mundo. Podemos encontra-lo na versão ao leite, meio amargo, amargo, branco e nos mais variados tipos de misturas e recheios. Que o chocolate é uma delícia todo mundo já sabe, mas garanto que você ainda não sabia que ele pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde quando consumido corretamente?

Esse fato foi confirmado por uma pesquisa realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha. Mas isso não significa que você vai sair comendo chocolate que nem uma louca. Confira nos tópicos abaixo todos os benefícios que o chocolate pode trazer.

Chocolate e o câncer de intestino

Uma pesquisa realizada em 2008 pela Universidade de Georgetown, Estados Unidos, afirmou que o chocolate pode ajudar no combate ao câncer de intestino. Isso é possível porque as moléculas presentes no cacau, chamadas Procianidinas possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger as células da degeneração do tumor.

Chocolate 2

Chocolate e o fluxo arterial

O consumo do chocolate amargo também é capaz de melhorar o fluxo arterial que consequentemente faz bem à saúde cardiovascular, pois diminui a tendência de coagulação do sangue e da obstrução dos vasos sanguíneos. Ah, também diminui os níveis de LDL que é o colesterol ruim.

Chocolate 3

Chocolate e a saúde do coração

Você sabia que o chocolate também tem efeitos benéficos para o coração? Uma pesquisa realizada na Universidade de Linkoping, Suécia, revelou que a versão amarga do chocolate que é mais rica em cacau e possui mais Catequinas e Procianidinas que são antioxidantes, é capaz de inibir uma enzima do organismo que é conhecida por elevar a pressão arterial.

Chocolate e coração

Chocolate e gravidez

Garanto que muitas mulheres grávidas vão ficar felizes depois de ver este tópico, pois o nosso querido chocolate é capaz de prevenir a pré-eclâmpsia que é a hipertensão durante a gestação. Essa afirmação vem de uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, Estados Unidos, que sugere que as grávidas que comem o chocolate pelo menos 5 vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver a pré-eclâmpsia.  O responsável por isso é um composto teobromina encontrado no cacau.

Chocolate 4

Lembre-se que não irá adiantar você sair comendo chocolate igual a uma louca, pois esses benefícios só são encontrados nas versões amargas e meio amargas. E o consumo deve ser uma barrinha pequena por dia.

Quer saber mais sobre os benefícios do chocolate? Então confira o vídeo do Youtube que separei para você:

Saiba mais sobre chocolate

Revisado em 14/07/2017
Publicado em 27/03/2014 por Haline

Mais informações por email


Comentar