Home » Saúde

Candidíase o que é?

A candidíase costuma ser uma infecção comum, porém acaba assustando a muitas pessoas. Saiba um pouco sobre seus sintomas e tratamentos.

O que é candidíase

A candidíase é uma infecção que atinge algumas mulheres, ao contrário do que a maioria pensa, ela não é uma DST, apesar de poder ser transmitidas em relações. A candidíase pertence ao corpo de toda mulher, e ela está presente nas partes intimas das mesmas. A infecção aparece quando a mulher tem algum tipo de desequilíbrio em seu órgão, já que isso facilita a proliferação de fungos na região. É importante estar atenta, pois o uso de roupas apertadas, absorventes diários, biquínis molhados no corpo por muito tempo, a taxa de uso de anticoncepcional muito alta, e má alimentação podem causar essa infecção.

Existem dois tipos de candidíase, a ocasional: que é pega em momentos que favorecem a proliferação do fungo; e a candidíase de repetição: que depois de ser tratada e desaparecer, acaba voltando de novo. Confira abaixo como essa infecção pode ser tratada, quais são os sintomas dela, e como é possível evitar antes que ela se desenvolve.

Candidíase sintomas

casal virados de costas

Os sintomas da candidíase podem surgir tanto em mulheres, quanto em homens, sendo mais comum em pessoas que possuem doenças como diabetes e AIDS, além de gestantes. Um dos primeiros sintomas da infecção é a coceira, que começa fraca, mas provoca muito a pele e causa machucados; Vermelhidão nas partes íntimas do corpo; Corrimento esbranquiçado, que se parece um pouco com nata. Esses são os sintomas mais comuns, porém devem ser tratados assim que surgem. É importante qualquer um desses sintomas sejam avisados a um médico para que não avancem.

Candidíase tratamento

médico com paciente

Para ter certeza de que a pessoa está com a infecção é preciso fazer um exame no qual é feita a aplicação do fungo na pessoa, e em cerca de 48 horas há uma reação. O tratamento consiste em uma vacina que possui o agente – ou fungo – da infecção enfraquecido, para que o corpo aprenda a se defender dele. O valor em média do frasco da vacina é de R$ 200,00, podendo durar um mês, e o tratamento geralmente dura no mínimo seis meses.

Como evitar candidíase

Calça jeans apertada

Para evitar a candidíase alguns cuidados são necessários: Evite usar calças muito justas e coladas no corpo, elas tendem a deixar as partes íntimas da mulher com pouco ar e por isso acumulam-se os fungos mais facilmente; Mulheres que têm muita secreção devem evitar usar absorventes diários, todos os dias, pois eles deixam o órgão mais úmido, e isso pode causar uma infecção; Algumas mulheres que tendem a ter uma secreção mais intensa, o indica que a mulher deve tomar banhos durante o dia, de acordo com a intensidade da mesma; Durante o banho, para uma boa limpeza das partes íntimas, é importante o uso de sabonetes íntimos de ph neutro; A principal dica é evitar tecidos sintéticos e usar mais calcinhas de algodão.

Alguns desses cuidados são necessários para que o seu corpo esteja protegido da candidíase, pois essa infecção causa bastante dor durante as relações, e por vezes ao urinar, no começo da infecção. Caso ela chegue a um nível mais avançado, muito cuidado é preciso, além disso, a mulher pode passar a infecção para o parceiro. Ao desconfiar da infecção, procure um médico ginecologista para que o caso seja tratado desde o início.

Tags:
Publicado por Caroline
Revisado em 12/11/2013

Compartilhar