Câncer de pele tem cura?

O câncer de pele esta presente em mais de um terço da população mundial, sendo o câncer mais comum em países tropicais como o Brasil.

Câncer de peleCerca de 1/3 dos casos de câncer de todo o mundo corresponde ao câncer de pele. Sendo assim, o câncer de pele é o mais comum entre os seres humanos, isso por que qualquer uma das células que compõem a pele pode originar essa doença. Segundo dermatologistas, o sol é essencial para que a provitamina D seja transformada em vitamina D, que é fundamental na hora de levar o cálcio aos ossos. O processo chamado apoptose resulta em: a célula normal que nasce, cresce e morre.

Mas em alguns casos quando o sol é excessivo surge a célula cancerosa, que nasce, se multiplica e não morre. Abaixo, confiras alguns tipos diferentes, tire suas dúvidas e veja quais deles têm cura.

Câncer de pele maligno tem cura?

Apesar de o câncer de pele ser o mais comuns entre essa doença, o que mais possui casos de portadores é o benigno, que se cura com tratamento e/ou cirurgia, porém, no casa de um câncer maligno, pode ser que ele seja curado, mas que volte depois de um tempo. Por exemplo, um câncer maligno pode ser tratado e curado, sendo até mesmo retirado com cirurgia, porém pode ser que outro apareça depois de um tempo. O câncer de pele melanoma e basocelular podem aparecer em qualquer um dos tipos, maligno ou benigno, e quem deve examinar é um dermatologista especialista que lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu tipo de câncer.

Mulher se olhando no espelho

Câncer de pele melanoma tem cura?

O câncer de pele Melanoma tem esse nome por que se desenvolve nos melanócitos, que são as células responsáveis pela melanina distribuída pelo nosso corpo, que tem a função manter a cor da pele. As pessoas que correm o maior risco de desenvolver esse tipo de câncer são aquelas que já apresentaram esse câncer, casos de pessoas da família com o mesmo diagnóstico, muito tempo exposta ao sol, pintas displásicas congênitas entre outros.

As lesões mais comuns no início do câncer têm menos de 4mm, o que ainda pode ser curado. Porém, caso seja maior que 4mm o processo de cura é mais difícil. O tratamento resulta na maioria das vezes em cirurgia, e cura o paciente, porém é importante destacar a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, tudo vai depender do desenvolvimento do câncer de cada paciente.

Câncer de pele malanoma

Câncer de pele basocelular tem cura?

Esse outro tipo de câncer, o Carcinoma Basocelular ou CBC tende a ser uma mancha na pele bem lisa e meio perolada que às vezes pode sangrar, e na maioria dos casos os portadores pensam durante bastante tempo ser uma ferida que não sara. O tratamento consiste em cirurgia para a retirada do tumor, porém, quando em grau mais avançado é preciso cirurgia e tratamentos com quimioterapia e radioterapia para diminuir ou manter o tumor no tamanho atual para que não cresça.

Passando protetor solar

Para prevenir o câncer é importante seguir alguns cuidados simples diariamente como a o uso de protetor solar, evitar bronzeamento artificial e optar por tomar sol antes das 10:00 horas da manha e depois das 16:00 horas.

Quer saber mais sobre o câncer de pele? Confira o vídeo que separamos para você:

Saiba mais sobre o câncer

29/10/13 por Caroline

   

Mais informações por email

Comentar