Home » Beleza » Cabelo

Cabelos grisalhos o que fazer

Em uma determinada fase da vida os cabelos brancos começam a aparecer. Confira no Mundo Mulheres o que fazer com esses fios.

Fios brancos

De uma forma geral, mulheres são muito vaidosas e sempre estão preocupadas com a aparência, por isso quando surgem os primeiros fios brancos, muitas nem pensam e correm tingir as madeixas a fim de escondê-los. Os fios brancos de certa forma são incômodos, pois remetem ao envelhecimento, inimigo número um da vaidade feminina, além de deixar o cabelo sem brilho. A canícea, que nada mais é do que o cabelo branco pode ocorrer por diversos fatores como idade, genética e hereditariedade, variando de pessoa para pessoa. Ao contrário do que muitos pensam os fios já nascem sem cor e isso ocorre devido a uma falha na produção de melanina, fabricada pelos melanócitos, localizados nas paredes do folículo piloso e também no bulbo, responsáveis em envolver a raiz do cabelo, portanto quando há falhas nessa produção, alguns fios não recebem devidamente melanina, perdendo assim a cor.

O processo natural de envelhecimento pode levar a canície também, visto que o sangue deixa de levar nutrientes necessários a produção de melanina, atingindo os vasos capilares, por isso é tão comum pessoas idosas terem mais fios brancos.
Esteja atenta aos sinais que seu corpo emite quando algo não está bem, pois alterações na glândula da tireóide podem levar ao aparecimento de cabelo branco, por isso esteja atenta a qualquer distúrbio que possa apresentar, porém logo se inicie o tratamento os fios tendem a voltar à cor normal. Outro fator que pode levar ao aparecimento de fios brancos está ligado a problemas digestivos, pois interferem diretamente na absorção de nutrientes.

Infelizmente, não há como evitar o surgimento dos fios brancos, visto que o envelhecimento é parte natural do processo, porém algumas atitudes diárias podem retardar seu aparecimento, como incluir em sua dieta proteínas que ajudam a manter cor e textura dos fios e consumir diariamente alimentos que contenham vitamina B12, que é fundamental para crescimento, desenvolvimento e saúde do corpo, auxiliando no funcionamento cerebral, suas principais fontes são carne de boi, frango, leite, queijo, salmão, mariscos e ostras. Procure manter o estresse longe de você, visto que o estresse crônico envelhece precocemente, inclusive o cabelo.

Para disfarçar os cabelos brancos, a única saída é tintas neles, porém como os fios brancos são mais difíceis de pegar coloração, uma opção é usar tonalizantes que deixam com aspecto de reflexo, mas lembre-se, é importante conversar com seu cabeleireiro antes de qualquer procedimento, como profissional este poderá indicar o que melhor combina com você. Depois que surgem os primeiros fios brancos é necessário usar produtos adequados com qualidade para minimizar as agressões, quando não tratados devidamente, os cabelos brancos podem adquirir uma coloração amarelada devido a diversos fatores, dentre eles destacamos o cloro e o cigarro, por isso a manutenção deve ser contínua, pois manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis depende muito dos cuidados que dispensamos a ele.

Tags: , ,
Publicado por Josi
Revisado em 10/11/2010

Compartilhar